Agendão: fim de semana tem Festival América do Sul, MS Ao Vivo e O Balaio, além do Bonito CineSur

266

Neste final de semana, Mato Grosso do Sul respira arte e cultura. Em Corumbá, o Festival América do Sul 2023 traz grandes nomes nacionais e internacionais em uma programação repleta de sangue latino.

Em Bonito, o cinema sul-americano brilha com o Festival Bonito CineSur, entre mostras, oficinas e debates. Para quem fica em Campo Grande, tem O Balaio, feira criativa de Dourados que realiza mais uma edição na Capital com o rapper Rico Dalasam, que vem pela primeira vez por aqui. No domingo, MS ao Vivo coloca Criolo no palco com abertura do talentosíssimo Begèt de Lucena.

Confira as principais atrações que a Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania) separou para você:

Sexta-feira (10)

Exposição “Ori” ocupa o MIS durante o Mês da Consciência Negra. (Foto: Divulgação)

Encontro de brechós – No sábado tem encontro com mais de 30 brechós para você garimpar à vontade, e de quebra promover a moda sustentável e a geração de renda para empreendedores de MS.

Hora: Das 8h às 14h
Local: Horto Florestal
Entrada: Gratuita

Exposição “Ori” –  O Mês da Consciência Negra leva o Coletivo Enegrecer a ocupar durante todo o mês de novembro o MIS com a exposição “Ori”. A mostra busca mostrar a essência de que em cada ser existe um universo singular, com seu regente primordial: o existir. 

Nesta exposição, formada por 23 artistas campo-grandenses, é possível ver obras dialogando entre si através da linguagem do Grafitte, Performance, Instalações, Desenho, Gravura e Pintura, ressaltando a pluralidade do auto reconhecimento do ser. 

Hora: Das 8h às 22h
Local: Av. Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar
Entrada: Gratuita 

Quintal Sesc –  O Quintal Sesc desta sexta tem cultura, arte, música, gastronomia em um ambiente aconchegante e ao ar livre com recreação e muita brincadeira para a criançada, além de atrações musicais e food trucks.

 Hora: Das 17h às 22h
Local: Estacionamento da Riachuelo – Shopping Campo Grande
Entrada: Gratuita

Sesc Seresta – Nesta sexta tem mais uma edição do Sesc Seresta com muito arrasta pé. Quem anima é o grupo Tapioca Forró, de graça, a partir das 18h30.

Hora: A partir das 18h30
Local: Sesc Cultura – Avenida Afonso Pena, 2270 – Centro
Entrada: Gratuita

Cineclube – O MIS (Museu da Imagem e do Som), em parceria com o “CineClube CineArq”, exibe nesta sexta o filme “Ex_Machina: Instinto Artificial”. Após a sessão, o público é convidado a participar de um bate-papo com o curador da mostra, o prof. Dr. Alex Nogueira (UFMS) sobre a temática tecnologia-domesticidade. 

De Alex Garland, o filme conta a história de um jovem programador de computadores que ganha um concurso na empresa onde trabalha para passar uma semana na casa de Nathan Bateman (Oscar Isaac), o brilhante e recluso presidente da companhia. 

Após sua chegada, Caleb percebe que foi o escolhido para participar de um teste com a última criação de Nathan: Ava (Alicia Vikander), uma robô com inteligência artificial. Mas essa criatura se apresenta sofisticada e sedutora de uma forma que ninguém poderia prever, complicando a situação ao ponto que Caleb não sabe mais em quem confiar.

Hora: 19h
Local: Av. Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar
Entrada: Gratuita 

Lançamento de Livros Silvino Santiago – Dois livros sobre o autor brasileiro Silviano Santiago serão lançados nesta sexta, na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim. Silviano Santiago: Grafias de Vida, de autoria do professor Edgar Nolasco e Escrevivências em Silviano Santiago: exercício de crítica biográfica fronteiriça, do professor Pedro Henrique Medeiros.

Considerado um dos maiores escritores brasileiros da atualidade, Silviano Santiago nasceu em Formiga, Minas Gerais, em 29 de setembro de 1936, é um ensaísta, poeta, professor, contista e romancista.

Hora: 19h
Local: Av. Fernando Corrêa da Costa, 559, Térreo
Entrada: Gratuita 

Corumbá

Festival América do Sul toma conta de Corumbá neste final de semana. (Foto: Vaca Azul)

Festival América do Sul 2023 – Com uma programação repleta de dança, teatro, contação de história, exposições, mostras, música, Corumbá recebe o Festival América do Sul 2023 neste final de semana.

A programação completa você encontra no site.

Sexta-feira (10)

19h30 – Teatro
EPQVME- Eu Preciso Que Vocês Me Escutem – André Tristão
Local:Caixa Cênica – Oficina de Dança Rua Antônio João 90 (Centro), Corumbá

O que fazemos para conectar as nossas presenças? Que corpo é esse que se movimenta? A busca pela potencialização do corpo cênico, faz com que o ator explore em seu corpo os limites de seus dizeres. A partir do estudo da presença cênica e treinamentos corporais por meio da Técnica Klauss Vianna, diálogos corporais são desenvolvidos com o espaço e a luz a fim de criar diálogos estéticos e dramatúrgicos com a obra. “EPQVME- Eu Preciso Que Vocês Me Escutem” é um respiro em meio a tudo… Ou talvez, a própria falta de ar.

20h – Teatro
Asesinato em Besito Night Club – Brujula Teatro (Santa Cruz de La Sierra/Bol) 
Local: BAR DA KAH – Rua Delamare, 258 

Romeo Gonzáles Vaca, proprietário da ‘Besitos Night Club’, morre assassinado com uma dose de veneno. Todos são suspeitos de ter cometido o assassinato, porém, somente um teve a oportunidade e motivos suficientes para fazê-lo. O Grupo Brujula Teatro de Santa Cruz de La Sierra (Bol) traz para o público do Festival América do Sul uma linguagem de teatro intitulada Cena delito. Cena em espanhol quer dizer jantar. Num ambiente descontraído, um restaurante ou um bar, o público se envolve no mistério da morte de Romeo Gonzáles, interagindo com os atores, com conhecidos de mesa ou mesmo os desconhecidos no intuito de descobrir o verdadeiro assassino.

20h30 – Hip Hop
Entre Nessa Cypher – Coletivo Cotidiano Difícil
Local: Praça Generoso Ponce

Entre Nessa Cypher é uma apresentação que reúne os elementos principais que impulsionaram a cultura Hip Hop em Corumbá, desde os conflitos de gangues até as cyphers de Break e Rap que atualmente promovem o conhecimento e a paz. Ficha Técnica: Formiga (dançarino), Enio CRX (mc), Manw (dançarino e mc), DJ Jr, TK (dançarina), Lorra (dançarina), Ana Carolina Nabôr (dançarina), Bboy Bolinha (slammer e dançarino).

21h – Música
Dovalle
Local: Palco Integração – Praça Generoso Ponce

22h30 – Música
Neguinho da Beija Flor
Local: Palco Integração – Praça Generoso Ponce

00h15 – Música
Projeto Kzulo
Local: Palco do Porto – Porto Geral

01h30 – Música
Moral Distraída (CHI)
Local: Palco do Porto – Porto Geral

Bonito

Bonito CineSur – A programação do Festival de Cinema Sul-Americano de Bonito segue neste fim de semana reunindo produções de toda a América do Sul. Além de exibições, a programação tem oficinas de roteiro, projetos de coprodução, debates, encontros e palestras. 

Nesta sexta-feira tem mostra Animasur com sessões de curtas Infanto-Juvenil começando com “Quma y Las Bestias”, de Iván Stur e Javier Ignacio Luna Crook. Depois é a vez de “Mikayla’s Adventures”, de Precious Joelle; “Historia de un Oso”, de Gabriel Osorio; “Camaquén”, de Maria José Campos; “El Capulí”, de Carlos Sosa, e fechando “Aminata et le Dernier des Dinosaures”, de um grupo de crianças de Saint Laurent-du-Maroni. 

Hora: A partir das 8h30
Local: Auditório Kadiwéu – Centro de Convenções de Bonito
Entrada: Gratuita 

Ao mesmo tempo, na Câmara Municipal de Bonito acontece o debate da mostra competitiva de filmes sul-mato-grossenses com Ricardo Pieretti e toda equipe das produções Cativo, De tanto olhar o céu gastei meus olhos e A outra margem. 

Em seguida, tem debate das mostras competitivas de longa e curta sul-americanos, e depois seminário “Coprodução de cinema e audiovisual na América do Sul: Fomento, Circulação de Produtos Audiovisuais e Mercado”.

Na parte da tarde, das 14h às 18h, é realizada a oficina de coprodução internacional.

Hora: A partir das 8h
Local: Câmara Municipal de Bonito
Entrada: Gratuita 

Enquanto isso, na sala de multiuso, no Centro de Convenções de Bonito, tem oficina de roteiro cinematográfico, e a repetição da exibição dos filmes da sessão curta infanto-juvenil.

A partir das 16h, tem mostra competitiva dos filmes sul-mato-grossenses com exibição de “A dama do rasqueado”, de Marinete Pinheiro, seguido de mostra de cinema ambiental com exibição do filme “Amazônia, a nova minamata?”, de Jorge Bodanzky; e mostras competitivas de curta e longa-metragem sul-americanos com exibição de “Estrellas del Desierto”, de Katherina Harder e “Mais Pesado é o Céu”, de Petrus Cariry. 

Hora: A partir das 14h
Local: Auditório Kadiwéu – Centro de Convenções de Bonito
Entrada: Gratuita 

Pedro Gomes

Festa do Peão – Comemorando 60 anos, a cidade de Pedro Gomes festeja com a Festa de Peão e Rodeio neste fim de semana. Na sexta-feira o show é da dupla Gilson e Junior, além do baile com o Grupo Uirapuru.

Hora: A partir das 19h
Local: Clube do Laço Bonanza
Entrada: Gratuita, no entanto o município pede a doação de 1kg de alimento não perecível 

Dourados

Oficina Diálogos do Forró – Nesta sexta-feira, 10 de novembro, inicia o 2° módulo da oficina “Diálogos do Forró” que está sendo ministrada pela artista Ana Vieira no Sucata Cultural. A oficina propõe uma experimentação do universo do Forró em diálogo com outras danças populares brasileiras. 

Horário: Das 17h às 18h30
Local: Sucata Cultural 
Entrada: Inscrições a partir de R$ 150,00

Sábado (11)

Rico Dalasam vem à Capital pela primeira vez para show gratuito na feira O Balaio. (Foto: Divulgação)

Exposição “Ori” –  O Mês da Consciência Negra leva o Coletivo Enegrecer a ocupar durante todo o mês de novembro o MIS com a exposição “Ori”. A mostra busca mostrar a essência de que em cada ser existe um universo singular, com seu regente primordial: o existir. 

Nesta exposição, formada por 23 artistas campo-grandenses, é possível ver obras dialogando entre si através da linguagem do Grafitte, Performance, Instalações, Desenho, Gravura e Pintura, ressaltando a pluralidade do auto reconhecimento do ser. 

Hora: Das 8h às 18h
Local: Av. Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar
Entrada: Gratuita 

Sesc Infantil – Sábado tem oficina para ensinar os pequenos a fazerem uma escultura de gatinho. Para participar, é preciso ter pelo menos 5 anos de idade e estar acompanhado de um responsável. A criança precisa levar os seguintes materiais: 1 cola branca, 1 rolinho de papel higiênico, 1 caixa de tinta guache, 1 pincel largo e 1 pincel fino. 

Em seguida, às 16h, o Cine Clubinho exibe o filme “Minúsculos”, de Hélène Giraud e  Thomas Szabo. Uma batalha de insetos que promete divertir a criançada.

Hora: A partir das 15h
Local: Sesc Cultura – Avenida Afonso Pena, 2270
Entrada: Gratuita

Espaço Sesc – No sábado tem contação de histórias com a trupe Guavira, em duas sessões para divertir a criançada. 

Hora: Às 15h e às 16h30
Local: Shopping Norte Sul Plaza
Entrada: Gratuita

Feira São Chico – No sábado também tem feirinha São Chico no Palco da Orla, com apresentações de Quinteto de Jazz, e Adriano Ramos, discotagem, música nacional, regional e forró. Além de dezenas de expositores com gastronomia, artesanato, moda e antiguidades.

Hora: Das 16h às 21h
Local: Palco da Orla Morena – Avenida Noroeste, 1.500
Entrada: Gratuita

“O Balaio” – A feira criativa que mais movimenta a cidade de Dourados está de volta para mais uma edição em Campo Grande. O Balaio traz artesanato, arte, cultura, comidinha, música, além de encontros. Para este sábado, quem sobe ao palco da Capital é o rapper Rico Dalasam. A abertura do show ficará sob a responsabilidade do sul-mato-grossense Silveira. Ah, e atenção: toda a apresentação terá acessibilidade em Libras.

Hora: Das 16h às 23h
Local: Esplanada Ferroviária
Entrada: Gratuita

Lançamento do livro “Tarja Preta Segunda Dose” – O Grupo Casa será palco de um marco literário em Mato Grosso do Sul com o lançamento do livro “Tarja Preta Segunda Dose”. Conhecido pelo compromisso com a literatura independente e de resistência, o Coletivo Tarja Preta apresenta uma compilação de produções em prosa e poesia que reúne 32 escritores sul-mato-grossenses.

Sob a organização de Fábio Gondim, o livro traz o melhor da expressão literária do Estado, evidenciando a maturidade e a diversidade de talentos regionais. A obra é uma continuação, sete anos após o lançamento do primeiro volume, e surge para seguir documentando os 10 anos de existência do Coletivo, além de registrar a maturidade literária de cada um. 

Hora: A partir das 17h30
Local: Grupo Casa, Rua Visconde de Taunay, 306 – Bairro Amambaí
Entrada: Gratuita

Reggae na Vizu – Neste sábado, a galeria Vizu recebe a primeira edição do “Reggae na Vizu”, com Louva Dub, Sandim & Banda, Dj Jorge, além de exposição de telas e luminárias com VITN. 

Hora: Às 22h
Local: Rua Vitório Zeola, 76 Carandá Bosque
Entrada: Ingressos a partir de R$ 15,00

Corumbá

Em Corumbá, sábado é dia do palco receber Criolo e muito hip-hop. (Foto: Muriel Xavier)

Festival América do Sul 2023 – Com uma programação repleta de dança, teatro, contação de história, exposições, mostras, música, Corumbá recebe o Festival América do Sul 2023 neste final de semana.

A programação completa você encontra no site.

Sábado (11)

19h30 – Teatro
Seco – Grupo Fulano di Tal
Local: Caixa Cênica – Oficina de Dança Rua Antônio João 90 (Centro), Corumbá

É silencioso dizer coisas que não podem ser ditas. Mas eu falo. Eu grito. A obsessão por um vizinho”, telefonemas estranhos com mensagens de amor, desejo pela liberdade. Um amor que queima. O medo de mudar. Seco. Dois seres discutindo afetos, dores, alegrias, passam pelo amor, ódio e pela guerra. Os atores entram em cena como intérpretes de si mesmos, do outro, de nós, com uma performance urgente e sensível sobre o momento que vivemos, sobre a vida. 

20h – Teatro 
Asesinato em Besito Neght Club  
Local: BAR DA KAH Rua Delamare, 258 

Romeo Gonzáles Vaca, proprietário da ‘Besitos Night Club’, morre assassinado com uma dose de veneno que alguém colocou em sua bebida. Todos são suspeitos de ter cometido o assassinato, porém, somente um teve a oportunidade e motivos suficientes para fazê-lo. O Grupo Brujula Teatro de Santa Cruz de La Sierra (Bol) traz para o público do Festival América do Sul uma linguagem de teatro intitulada Cena delito. Cena em espanhol quer dizer jantar. Num ambiente descontraído, um restaurante ou um bar, o público se envolve no mistério da morte de Romeo Gonzáles, interagindo com os atores, com conhecidos de mesa ou mesmo os desconhecidos no intuito de descobrir o verdadeiro assassino.

20h – Hip Hop
Loops & Manias –  Coletivo Original Rua 
Local: Praça Generoso Ponce

O coletivo de hip-hop Original Rua apresenta a performance “Loops & Manias”. O projeto reúne 10 artistas sul-mato-grossenses de diversos segmentos artísticos, incluindo música, dança, artes visuais e literatura. Através de intervenções na cidade, o grupo pretende ampliar o conhecimento da sociedade a respeito das diferentes linguagens da cultura hip-hop, além de levar diversão e inspiração para todas as idades. Ficha Técnica: MCN (mc e graffiteiro), Limanobeat (mc), Alê Coelho (slammer), CJ (slammer), DJ TGB, Jeizzy (b.girl), Clebeat (b.boy), Elio Angelo (videomaker) e Arielll Lukasss (b.boy)

21h – Música 
Luiz Meira (SC)
Local: Palco Integração – Praça Generoso Ponce

22h30 – Música
Criolo
Local: Palco Integração – Praça Generoso Ponce

00h – Música
Miliano
Local: Palco do Porto – Porto Geral

01h15 – Música 
Favela Vive – ADL, FROID E RAILLOW
Local: Palco do Porto – Porto Geral

Bonito

Bonito CineSur – A programação do Festival de Cinema Sul-Americano de Bonito se encerra neste sábado com debate da mostra competitiva de filmes sul-mato-grossenses com Ricardo Pieretti e a equipe do filme “A dama do rasqueado”. Em seguida o debate contempla o longa e o curta-metragem sul-americanos “Estrellas del desierto” e “Mais pesado é o céu” e toda a equipe respectivamente.

Logo após tem o seminário “A Indústria do Cinema e do Audiovisual na América do Sul: Economia Criativa, Desenvolvimento Sustentável e Geração de Emprego e Renda”.

Hora: A partir das 8h
Local: Câmara Municipal de Bonito
Entrada: Gratuita 

Ainda dentro da programação do Bonito CineSur tem oficina de roteiro cinematográfico e mostra de cinema ambiental na parte da tarde, com exibição do filme “EAMI”. Além de debate após a sessão com o diretor do filme “Sembradoras de Vida”, de Diego Sarmiento, e com o produtor do filme “Amazônia, a nova Minamata?”, Nuno Godolphim.

À noite o encerramento traz a premiação e show musical de Charo Bogarín e Juan Sardi. 

Hora: A partir das 14h
Local: Auditório Kadiwéu – Centro de Convenções de Bonito
Entrada: Gratuita 

Batayporã

Aniversário de 60 anos de Batayporã – A cidade celebrará 60 anos com show sertanejo de Henrique e Diego, a partir das 21h, em frente à Lagoa do Sapo, no Centro da cidade.

Hora: 21h
Local: Em frente à Lagoa
Entrada: Gratuita 

Pedro Gomes

Festa do Peão – Comemorando 60 anos, a cidade de Pedro Gomes festeja com a Festa de Peão e Rodeio neste fim de semana. No sábado é a vez da dupla Munhoz e Mariano, além do baile com o Grupo Uirapuru.

Hora: A partir das 19h
Local: Clube do Laço Bonanza
Entrada: Gratuita, no entanto o município pede a doação de 1kg de alimento não perecível 

Domingo (12)

Em Campo Grande, Begèt de Lucena abre o show do MS ao Vivo que tem como atração principal o rapper Criolo. (Foto: Muriel Xavier)

Feira de Garagem– Na quarta edição, domingo é dia de feira de Garagem com diversos expositores no Parque dos Poderes.

Hora: Das 9h às 14h
Local: Av do Poeta, 260 – Espaço Múltiplo Uso
Entrada: Gratuita

32ª Feira Afro de MS – Em alusão ao Dia Nacional de Zumbi e ao Mês da Consciência Negra, a Praça do Preto Velho é palco para as artes e a cultura da população negra neste domingo. Haverá exposição de artesanato, gastronomia, moda, e atrações culturais.

Hora: Das 9h às 14h
Local: Praça do Preto Velho – Jardim Paulista
Entrada: Gratuita 

Praça da Bolívia – Em mais uma edição da Praça da Bolívia, este domingo tem Alex Oliveira e Banda FT3, Rosa de Fogo Cia de Dança, Franz, Fábio Umêda, Sal dos Santos e a Turma da Invenção, Banda Black Diamond, Nando Mantoni e Cantor Johnny. Além claro, de todos os expositores com gastronomia, artesanato, moda autoral, antiguidades, livros e bebidas.

Hora: 9h às 14h
Local: Praça da Bolívia – Rua Barão da Torre com a Rua das Garças
Entrada: Gratuita 

MS ao Vivo – Neste domingo o Parque das Nações Indígenas é palco para o show do cantor Criolo. Quem faz as honras da casa é ninguém menos que Begèt de Lucena, e Pretah. 

Hora: A partir das 17h
Local: Parque das Nações Indígenas
Entrada: Gratuita

Espaço Sesc – No domingo é a vez da apresentação circense do New York Cirkus tomar conta do Shopping Norte Sul Plaza. 

Hora: Às 15h e às 16h30
Local: Shopping Norte Sul Plaza
Entrada: Gratuita

Corumbá

Domingo o público se despede do Festival América do Sul 2023. (Foto: Marithê do Céu)

Festival América do Sul 2023 – Com uma programação repleta de dança, teatro, contação de história, exposições, mostras, música, Corumbá recebe o Festival América do Sul 2023 neste final de semana.

A programação completa você encontra no site.

Domingo (12)

18h30 – Música
Alejandro e Rodrigo Huanca (BOL)
Local: Palco do Porto – Porto Geral

18h30 – Circo 
Apoeme-se – Intervenção Circo Poética – Cia Apoema 
Local: Rua Marechal Rondon, 2185, Popular Nova, Corumbá

Um espetáculo de vida e não-morte, de uma espécie de parto-renascimento entre tantas idas, vindas e caminhos de nós mesmos. Um espetáculo concebido a partir da desespero vivido pelos artistas criadores durante a pandemia da Covid-19, que fala da terra que nutre e dá vida, feito o feminino de onde nascem os tantos partos dessa gente cansada, que avista aqui de perto e também lá no longe, onde já não tem mais fim. 

19h – Dança
Fernão Capelo Gaivota – Companhia de Dança do Pantanal
Local: Palco das Artes – Jardim da Independência

Uma gaivota intrépida que sonha em desbravar um mundo além do seu alcance, inicia então uma aventura de aprendizagem constante, onde busca aprimorar seu voo até conquistar sua liberdade, alcançando um plano superior ao seu. Assim Fernão descobre que um mundo sem limitações é um grande passo para alcançar a liberdade.

19h30 – LGBTQIAPN+  
Ballroom em Movimento Conselho Ballroom MS
Local: Praça Generoso Ponce

Essa é a primeira ação artística LGBTQIAPN+ Ballroom em Movimento, realizado pelo Conselho Ballroom MS, onde temos representantes e MOTHERs das Casas, House Of Hands Up Ms, House Of Quimera , House Of Marias , House Of Bombshell e os representantes da comunidade 007. Esta vivência artista/ Performance está ligado a cultura Ballroom em seu mais alto nível, com todo seu glamour, energia, técnica e representatividade, onde nossos corpos, representação e história se torna nossa ferramenta de composição em cena. Ficha Técnica: Roger Pacheco: Produção, Coordenação e Performance, AfroQueer: Dj Performer, Luara Maria: Chanter Performer, Isabela Maria: Performance, Kaws: Performance, Evelyn Bombshell: Performance e Tarso Fernandez : Performance

20h – Música
Érika Espíndola 
Local: Praça Generoso Ponce

21h30 – Música 
Frejat 
Local: Praça Generoso Ponce