Provavelmente no mês de outubro, quando devem estar concluídas as obras de revitalização – previstas para setembro -, os ônibus mudarão de lado, do direito para a faixa da esquerda na Rui Barbosa. Será necessário um mês para conclusão do piso rígido da plataforma e implantar as estruturas das estações. A via é o principal corredor do transporte coletivo de Campo Grande, por onde passam em média 3 ônibus por minuto, de 59 itinerários diferentes. Ao longo dos 6,1 km do corredor, entre a Rua Chile e a Avenida Mato Grosso, serão 5 pontos de parada, estações de embarque e desembarque, estruturas de 40 metros com plataforma no meio de uma das pistas de rolamento.
Segundo a diretora-adjunta da Agetran Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran , Andréia Figueiredo, este formato, já implementado no primeiro trecho do corredor sudoeste (Guia Lopes /Brilhante), permite que o usuário embarque e desembarque com segurança, além de deixar livre as calçadas para os pedestres. “Colocar as estações no passeio público, tiraria o espaço de quem está a pé ,cadeirantes, mães levando os filhos no carrinho de bebê, além de dificultar o acesso aos estabelecimentos comerciais localizados perto dos pontos”, explica .
Com os ônibus circulando num corredor estruturado com sinalização semafórica ajustada em tempo real, a velocidade média dos ônibus deve aumentar de 16 para 25 km/h, reduzindo o tempo de espera dos usuários sem necessidade de aumentar a frota em circulação. A experiência do primeiro trecho do corredor sudoeste (Guia Lopes/Brilhante), de acordo com a Agetran, mostrou na prática que o projeto traz resultados. O tempo da viagem dos ônibus entre a Avenida Afonso Pena e o Terminal Bandeirantes, diminuiu 5 minutos.
De acordo com Andréia, não haverá prejuízo para as conversões à esquerda que continuarão sendo feitas pela pista do corredor. Ele garante que a circulação de veículos também não será prejudicado, sendo preservadas as duas faixas de rolamento existente. “Hoje, antes da entrega do corredor, a pista da direita é reservada a estacionamento, a da esquerda é a faixa exclusiva do transporte coletivo. A única diferença agora é que nas 5 quadras onde haverá estações de embarque, será proibido estacionamento”, acrescenta.
Estações
As 5 estações terão câmeras de monitoramento, acesso a wi-fi e iluminação inteligente para aumentar a claridade e garantir mais segurança aos usuários durante a espera do coletivo. Os passageiros poderão acessar o itinerário das viagens em tempo real, via QR-Code. Foram instalados sensores embaixo do asfalto que farão a comunicação do sistema com os veículos.
Ao longo do corredor de ônibus da Rui Barbosa, entre a Rua Chile e a Avenida Mato Grosso, estão programadas estações na esquina da Rua Cândido Mariano; entre a Avenida Afonso Pena e a Rua Barão do Rio Branco. No trecho acima da Avenida Fernando Correa da Costa, as estações ficarão nas seguinte quadras: entre a Afonso Pena e Barão do Rio Branco; entre as ruas Calarge e Tonico de Carvalho; entre as ruas Bariri e Professor Severino Ramos de Queiroz; e as ruas Aluizio de Azevedo e a Rua Dr.Aníbal de Toledo.
Reforço da iluminação
No trecho mais central da Rui Barbosa haverá reforço da iluminação pública, com 119 postes complementares que trarão ainda mais segurança durante a noite na região central, da Avenida Fernando Corrêa da Costa até a Avenida Mato Grosso. No trecho há vários estabelecimentos que funcionam à noite, como farmácias, instituições de ensino e igrejas, além de ser um dos corredores de ônibus mais importantes da cidade.
A iluminação será toda de lâmpadas LED. A tecnologia consome menos energia elétrica se comparada à tradicional. Além disso, as lâmpadas do tipo LED têm maior capacidade de iluminação e não emitem calor, garantindo conforto e segurança para quem transitar pela região.
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