Prefeitura mobiliza equipes para solução emergencial de pontos críticos após chuva nesta terça-feira

69

Com a trégua das chuvas, a Prefeitura de Campo Grande mobilizou neste fim de tarde de terça-feira (16), às equipes de diversas Secretarias para solução rápida e emergencial de pontos críticos de alagamentos e atendimento às necessidades das famílias da Capital.

Conforme a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), assim como nas outras ocasiões onde Campo Grande foi atingida por volumes expressivos de chuvas, equipes de manutenção atuaram em diversas frentes para aliviar o trânsito e a mobilidade. Na Rua Catiguá, por exemplo, ainda com a área alagada, máquinas e homens trabalharam firmes na obra de drenagem para escoar a água da chuva. O trabalhou foi emergencial, para garantir o trânsito de motoristas, motociclistas e pedestres na travessia da ponte sobre o córrego Bálsamo.

Outra via que a Sisep atuou foi na Rua Conde de São Joaquim, no Bairro Tiradentes, próximo a Avenida Três Barras. No local foi executado reparo emergencial para o fechamento da vala aberta pela enxurrada. Foi constatado que o problema nessa via foi provocado também por uma obra irregular executada por morador do bairro, que sem autorização colocou paralepípedos em um trecho da rua. O morador será notificado para retirar o material e depois a Sisep realizará serviços para melhorar as condições das vias locais.

A Sisep está atenta às demandas e mantém equipes nas ruas trabalhando e empenhadas na limpeza de bocas de lobo, coleta de resíduos em calçadas e canteiros de avenidas, e remoção de galhos de árvores, para evitar o entupimento das bocas de lobo. Essas obstruções comprometem o sistema de captação de águas pluviais, por isso é essencial que não haja lixo jogado nestes locais.

Desde o último fim de semana, quando as chuvas tiveram início, a Sisep atua no atendimento diário de solicitações referentes a queda de árvores e galhos.

De acordo com a pasta, com as chuvas fortes praticamente o dia todo, os serviços de manutenção de vias não pavimentadas e o tapa-buracos nas ruas asfaltadas ficam inviáveis e paralisam de forma momentânea, até que o clima esteja adequado para a retomada dos trabalhos.

A Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Emha), em resposta às fortes chuvas e ventos, tem providenciado lonas para os barracos dos residentes nas comunidades atendidas pelo setor social e de regularização fundiária.

Na tarde desta terça-feira (16), equipes realizaram a confecção das peças de lona e de imediato já atenderam 20 famílias no Noroeste e 20 na Comunidade Cidade dos Anjos. O serviço continua durante a semana nas comunidades afetadas pelas chuvas e também recebendo doações de lona e materiais de construção na sede da Agência na R. Íria Loureiro Viana, 415 – Vila Oriente, das 8h às 17h.

Quem precisar, pode entrar em contato com a Emha pelo número de WhatsApp 3314-3900 ou pelo Instagram @emha.oficial.

A Secretaria de Assistência Social (SAS), também realizou atendimento com cobertores e colchões. As família que perderam alimentos e colchões podem entrar em contato com o Cras da região.

Com o intuito de promover apoio material e proteção integral à população atingida pelas fortes chuvas, tempestade e alagamentos, a SAS acompanha e monitora a situação das famílias em vulnerabilidade nas sete regiões da cidade, por meio das 21 unidades de Cras realizando quando necessário, o atendimento com colchões e/ou cobertores na forma de benefício eventual com o objetivo de reduzir a vulnerabilidade provocada pela falta de condições socioeconômicas, de forma a garantir uma condição digna e segura às famílias afetadas.

No município, a oferta do benefício eventual ocorre de forma descentralizada, nos 21 CRAS, obedecendo os princípios da territorialidade e competência preconizados pela Política Nacional de Assistência Social, bem como respeitando os critérios estabelecidos pela legislação em vigor no município. A concessão do benefício, é realizada de acordo com regulamentação para concessão do benefício eventual estabelecida no município de Campo Grande (deliberação n.42/CMAS/2020 e mediante parecer técnico do assistente social ou psicólogo de cada CRAS. Para solicitar o Benefício Eventual, o cidadão deve procurar a unidade da Assistência Social mais próxima à sua residência

*Alerta*

Diante da previsão de continuidade das chuvas fortes até a próxima quinta-feira (18) em Campo Grande, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) e a Defesa Civil Municipal estão concentrando as ações emergenciais em pontos críticos, com riscos de alagamentos. A orientação é para a população ficar em alerta ao passar em pontos de risco e principalmente próximos a córregos.

Com o volume expressivo da chuva nesta terça-feira (16), foram registrados pontos de alagamento no cruzamento da Rua Portuguesa com a Avenida Senador Antonio Mendes Canale, na Avenida Três Barras, na altura da Rua Conde de São Joaquim e no bairro Los Angeles na Rua Mansour Contar com a Rua do Patrocínio. Também houve registro próximo à Escola Plínio Barbosa Martins e pontos críticos nas ruas José Peixoto Prado, Fernando Sardinha, na Avenida Rachid Neder com a Avenida Ernesto Geisel, BR-163, na região do Jardim Itamaracá e Rua da Divisão, na região do Aero Rancho.

A Defesa Civil informou ainda que hoje choveu mais de 30 milímetros na maioria das regiões de Campo Grande: Jardim Panamá (32,2mm); Vila Progresso e Santa Luzia (32,8mm); região da UFMS (31mm), região central e Shopping (26,6mm) e na região da Vila Popular e Aeroporto, 24,6mm.

A Defesa Civil orienta a população que faça os chamados para atendimento via 199, para facilitar o atendimento.