A Rua Rui Barbosa caracteriza-se como importante artéria para o sistema viário da cidade e, além de ser considerada o principal corredor de transporte coletivo por apresentar carregamento expressivo de passageiros, tem um tráfego compartilhado intenso ao longo de toda sua extensão.
A requalificação do Corredor de Transporte da Rui Barbosa faz parte do Programa Reviva Campo Grande e promete transformar a via no mais moderno e tecnológico corredor da cidade. Para isso, uma série de intervenções está sendo feita com o objetivo de melhorar o serviço para o cidadão em toda a sua extensão, que vai da Avenida Rachid Neder até a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O trecho da Rachid Neder até a Avenida Mato Grosso já foi, inclusive, finalizado.
Nesta sexta-feira (27), a Prefeitura Municipal de Campo Grande liberou mais um trecho da Rua Rui Barbosa, entre a Avenida Afonso Pena e a Rua Barão do Rio Branco, bem no coração da área central. E os trabalhos não param.
Na próxima segunda-feira (30), a Rui Barbosa, entre as ruas Dom Aquino e Marechal Rondon, ficará parcialmente fechada para obras de requalificação de calçadas e alargamento da pista. Esse serviço é mais demorado, com previsão para liberação no dia 20 de Junho, já que trata-se da preparação da área para a instalação das estações de embarque e desembarque.
O projeto prevê, ao longo do trecho destinado ao corredor de transporte, a implantação de cinco estações na Rui Barbosa, sendo elas nos seguintes locais:
Rua Rui Barbosa, (Estação 01), entre a Rua Aluízio de Azevedo e Rua Dr. Aníbal de Toledo;
Rua Rui Barbosa, (Estação 02), entre a Rua Bariri e Rua Professor Severino Ramos de Queiroz;
Rua Rui Barbosa, (Estação 03), entre Rua Calarge e Rua Tonico Saad;
Rua Rui Barbosa, (Estação 04), entre a Avenida Afonso Pena e Rua Barão do Rio Branco;
Rua Rui Barbosa, (Estação 05), entre a Rua Dom Aquino e a Rua Marechal Rondon.
A via será composta por uma faixa exclusiva para o transporte coletivo e duas faixas de uso compartilhado para os demais veículos.
Quanto aos estacionamentos, nas quadras onde não houver estação de embarque, o estacionamento será permitido e estará localizado somente no lado direito da via. Nas quadras onde as estações forem implantadas, a faixa de estacionamento será eliminada em ambos os lados.
Segurança viária
As estações serão dotadas de gradis e guard rails para segurança do usuário. Os corredores receberão sinalização horizontal e vertical de acordo com o que dispõe o Código de Trânsito Brasileiro. Vale ressaltar que a sinalização horizontal que será implantada antecedendo a estação de embarque será dotada de marcas de canalização (zebras) e tachas que facilitam a visualização e condução dos veículos. A faixa exclusiva destinada ao trânsito do transporte coletivo, poderá ser compartilhada por todos os usuários da via que desejem acessar o comércio local e imóveis lindeiros, e também para conversão à esquerda, quando necessário, conforme indicarão as placas de orientação implantadas no local.
Novas interdições na Rui Barbosa
Acompanhe o cronograma de obras estabelecido para os próximos dias na Rui Barbosa. Os trechos que vão receber recapeamento e remendo profundo, terão interdição total com liberação no mesmo dia:
Sábado (28) – cruzamento com a Avenida Eduardo Elias Zahran e trecho entre a Zahran e a Rua Raposo Tavares; Trecho entre as ruas Sete de Setembro e 15 de Novembro (remendo profundo).
Segunda-feira (30) – trecho entre a Avenida Eduardo Elias Zahran e Rua Aloísio de Azevedo;
Terça-feira (31) – trecho entre Aníbal de Toledo a José Luiz Pereira;
Quarta-feira (01/6) – trecho entre José Luiz Pereira a João Pedro de Souza;
Quinta-feira (02/6) – cruzamento da Rui Barbosa com a Avenida Fábio Zahran.