Com monitoramento e tecnologia, Águas Guariroba deixa de perder 91 piscinas olímpicas

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De janeiro a novembro de 2018 a cidade de Campo Grande registrou a redução de 227.771 m³ de volume perdido de água. O índice é equivalente a economia de 91 piscinas olímpicas e resultado de ações conjuntas das equipes comerciais, operacionais e de serviços da Águas Guariroba.

De acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) divulgado no ano passado, o índice de perdas no sistema de distribuição de água de Campo Grande foi de 19,42% enquanto a média nacional foi de 38,01%. Com esses dados, Campo Grande esteve entre as cinco cidades com o menor índice de desperdício de água por distribuição e também por ligação.

As perdas de água representam a diferença entre o volume de disponibilizado para o abastecimento público e o volume utilizado pela população. Entre as principais causas estão os vazamentos, erros na medição (macromedidores e hidrômetros ineficientes) e fraudes.

“Monitoramos diariamente o volume de água produzido e distribuído na cidade, desta forma conseguimos verificar quais são as principais causas de perdas de água. Com estas ações, melhoramos o tempo de atendimento de um reparo e implantamos setores menores de abastecimento de água, para melhor controle de pressão na rede.”, explica a coordenadora de operações da Águas Guariroba, Francis Moreira Faustino.

Entre as ações implantadas pela Águas Guariroba para a redução de perdas, está o constante monitoramento do volume de água fornecido para toda a cidade, a implantação de equipamentos na rede para controle de pressão e também a instalação de Válvulas Redutoras de Pressão (VRP), desta forma melhorando o monitoramento de vazamentos em mais  48.857,20 metros de rede.

Os trabalhos integram o Programa de Redução de Perdas (PRP) da concessionária que tem como objetivo garantir melhor regularidade no fornecimento e preservação da água. Além de combater o desperdício no caminho da água pela rede de distribuição, as ações garantem a medição correta da água disponibilizada pela empresa e utilizada pela população. O PRP conta com trabalho um contínuo que envolve investimentos em tecnologia, melhorias operacionais e capacitação dos colaboradores.

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