O Grupo Casa – Coletivo de Artistas apresenta em Dourados uma temporada de espetáculos que acontece na Sucata Cultural de hoje até o dia 02/11. Serão dois espetáculos para o público infantil e duas sessões pra quem tem mais de 16 anos.
Para os pequenos o herói Bagacinho conta duas histórias conhecidas no repertório dos contos infantis, “O Patinho Feio” que é encenada hoje às 19h e de “Dom Quixote” que será amanhã também às 19h.
Em “O Patinho Feio”, Após encenar obras dos Irmãos Grimm, Charles Perrault, Shakespeare e Cervantes, a Turma do Bagacinho se depara com um novo desafio: já contaram tantas histórias que não sobrou nenhuma nova para contar. Quando Bolonhesa lembra que o autor Hans Cristian Andersen ainda não foi homenageado, todos embarcam na triste e linda saga do patinho feio que vive grandes aventuras até descobrir quem realmente é.
Como quem conta um ponto cria um conto, a trupe reconta a história resgatando personagens do conto original, usando a trajetória do herói e transformando- o não em um cisne, mas sim em um palhaço. O Patinho Feio, depois de tanto sofrimento, descobre no final de tudo que ser diferente é normal, e que para um lindo nariz vermelho, quanto mais esquisito melhor!
Já na história de “Dom Quixote”, Bolonhesa resolve levar a trupe à Espanha, terra de Pablo Picasso, Salvador Dalí, Federico Garcia Lorca e muitos outros artistas importantes, para contar umas das maiores obras escrita por Miguel de Cervantes: Dom Quixote de La Mancha!
Bagacinho interpreta Alonso Quixano, o velho fidalgo que, de tanto ler livros de cavalaria, acreditou ser um cavaleiro andante, e toma Charanga como seu fiel escudeiro, Sancho Pança. Bolonhesa compõe a jornada entrando em cena como a donzela Aldonza Lorenzo, insistentemente confundida com Dulcinéia Del Toboso, nesta aventura incansável que repousa sobre o amor e a razão. Recheado de músicas autorais, poesia e bom humor, o espetáculo sai em defesa dos clássicos no ato de apresentar às novas gerações, e reapresentar a quem conhece, essa bela história que começou a ser escrita em 1605 e chega até aos dias de hoje provando que amor, a loucura e os sonhos são os moinhos do futuro.
Quinta e sexta é a vez de “A Vida é Sonho” da obra de Calderón de La Barca que narra a história de Segismundo, símbolo do ser humano em luta consigo mesmo. Designado para o mal, logo após nascer é trancafiado numa torre, onde vive enclausurado a maior parte de sua vida.
Seu destino começa a mudar com a chegada de Rosaura, acompanhada do palhaço Clarín. Ela está ali para clamar vingança sobre sua honra. Esta é a primeira vez que Segismundo tem contato com outro ser humano além de seu mentor Clotaldo. Na primeira saída da torre o príncipe se mostra brutal e impulsivo, iniciando o cumprimento dos desígnios que seu pai, o rei Basílio temia.
No espetáculo “A Vida é sonho” as apresentações serão às 20h.
Os ingressos custam R$20 inteira e R$10 a meia entrada e podem ser adquiridos no evento. A Sucata Cultural fica na R. Onófre Pereira de Matos, 815 – Centro de Dourados.