Preservação de rios, melhorias de infraestrutura na fronteira e pesca são pautas de reunião do CET

377

Representantes de entidades e órgãos ligados ao turismo iniciaram as discussões para as ações a serem desenvolvidas neste ano, para a melhoria da estrutura de atendimento aos visitantes. As propostas surgiram na 1ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Turismo de Mato Grosso do Sul (CET-MS) de 2019, realizada em Campo Grande na semana passada. Entre os assuntos da pauta estiveram a preservação dos rios na região turística Bonito-Serra da Bodoquena, melhorias na infraestrutura para entrada de turistas pela fronteira e cota zero para pesca nos rios de Mato Grosso do Sul.

As dificuldades enfrentadas pelos turistas na entrada ao país pela fronteira com a Bolívia foi um dos principais temas da reunião. Participaram da reunião o superintendente da Polícia Federal, Cleo Mazzotti, e o Delegado da Polícia Federal de Corumbá, Guilherme Cabral, que se colocaram à disposição para identificar as necessidades de melhorias da infraestrutura básica, de acesso e de apoio no Posto Esdras que possui estrutura limitada, já que há informações sobre a longa espera dos turistas que querem entrar em Mato Grosso do Sul.

O diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling, ressalta a importância da participação da PF na reunião. “O apoio de uma instituição tão relevante como a PF só nos mostra que a força do CET/MS em um ano de atuação. Firmamos uma parceria, colocando-nos à disposição para auxiliar na questão de abordagem e identificação de quem são os turistas, no levantamento de dados e nivelamento de informação com os agentes e pedimos apoio nos processos de atendimento aos turistas. Uma das sugestões é que a PF tenha uma relação prévia de turistas enviada pelos principais operadores bolivianos que mandam turistas para o MS, para que haja mais rapidez no atendimento”. Segundo a PF, existe uma proposta em andamento para ampliação do Posto Esdras, que vai dobrar a capacidade de atendimento aos turistas.

O Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, falou a respeito das ações realizadas pelo Governo do Estado em prol da qualidade das águas dos rios da Serra da Bodoquena, o que foi feito e o que está planejado. Segundo o secretário, o governo está preocupado com o turvamento dos rios e exigindo de todos os produtores rurais que façam curvas de nível e fiscalizando desmatamentos irregulares.

Sobre a Cota Zero para a pesca amadora, anunciada pelo Governo do Estado no último dia 26 de janeiro, Verruck informou que técnicos da Semagro trabalham no formato da nova legislação e que todos os envolvidos no sistema da pesca serão ouvidos, e garante que as novas regras não irão afetar as modalidades de pesca profissional, científica e de subsistência. As entidades presentes na reunião do CET se manifestaram favoráveis à implantação de nova política de pesca sustentável no Estado.

Estiveram presentes na reunião representantes da ABAV, ABIH, ABRASEL, Campo Grande Destination, Bonito Convention Visitors Bureau, Fundtur, Instâncias de Governança da região Caminho dos Ipês, Rota Pantanal-Bonito, IMASUL, SEBRAE, SEMAGRO, UEMS e UFMS. As próximas datas estabelecidas no calendário de reuniões ordinárias de 2019 são 25 de Março, 27 de Maio, 29 de Julho, 30 de Setembro e 25 de Novembro. A principal pauta da próxima reunião será a elaboração do planejamento estratégico 2019/2023 para o turismo estadual.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

oito − quatro =