Águas Guariroba utiliza satélite que procurou água em Marte e Geofone para identificar vazamentos

118

Com o auxílio de um satélite que foi utilizado para encontrar água em Marte, as equipes da Águas Guariroba conseguem localizar pontos de perda de água e realizar o reparo sem que interfira no abastecimento de água da população. Em um mês de monitoramento, a previsão é de que 150 pontos de vazamentos sejam solucionados.

“São situações que poderiam se agravar e interferir no abastecimento. Então com essa tecnologia, nós conseguimos identificar com antecedência algo que ainda não está nem aparente aos olhos”, explica o diretor-executivo da concessionária, Gabriel Buim.

A detecção é realizada via satélite que realiza apontamentos de acordo com a vibração e som, além de medir a umidade do solo onde se identifica água potável.

O monitoramento se iniciou em junho e a execução das vistorias em julho. Com um mês, 980 quilômetros foram verificados e 195 apontamentos realizados.

Após isso, a equipe da Águas Guariroba vai às ruas realizar a vistoria em cada ponto com o equipamento chamado Geofone, que utiliza uma captação de som e vibração com uma espécie de alto-falante e fones de ouvido manuseados pelo colaborador.

As áreas foram vistoriadas pelo satélite de acordo com a reincidência de vazamentos nos últimos três anos e locais com alto fluxo. Dos 195 apontamentos, 118 já foram vistoriados e 69 pontos de perda de água foram identificados, sendo 36 não visíveis. A previsão é que em dois meses de monitoramento, 150 pontos sejam identificados e solucionados pelas equipes.