Mato Grosso do Sul agora tem o Dia Estadual do Rasqueado para homenagear a cantora Delinha, ícone da música sul-mato-grossense que ficou carinhosamente conhecida como Dama do Rasqueado pelo talento nos palcos que arrastava multidões para os bailes.
O Dia Estadual do Rasqueado será sempre no dia 7 de setembro, dia de nascimento da cantora, e a homenageia como ícone da cultura do Estado. A data também é feriado nacional, pelo Dia da Independência.
O dia em celebração à cantora foi definido através da Lei 6.041 de 10 de abril de 2023, sancionada e publicada nesta terça-feira (11), no Diário Oficial do Estado.
Delinha nasceu em Vista Alegre, distrito de Maracaju, em 7 de setembro de 1936 e morreu no dia 16 de junho de 2022 aos 85 anos, em Campo Grande, vítima de pneumonia.
A cantora mudou-se com os pais para Campo Grande quando tinha 8 anos de idade e foi morar na então casinha de madeira, no Bairro Amambaí, onde viveu até seus últimos dias.
Além do Dia do Rasqueado, foi aprovada e sancionada lei que institui no calendário oficial do Estado a “Semana Estadual da Festa das Nações Amigas”, celebrada pelas Colônias Portuguesa-Clube Estoril, Japonesa, Paraguaia e Libanesa; Comunidade Boliviana; Centro Cultural Boliviano Tinkuna e Círculo Italiano.
A semana tem como objetivo promover a integração entre as entidades representativas desses povos e dos cidadãos sul-mato-grossenses.
Ela será comemorada, anualmente, na terceira semana do mês de outubro, no mês de comemoração do aniversário do Estado, com abertura na quinta-feira e encerramento no domingo, em Campo Grande.