Semana de Moda Autoral de MS traz segundo dia de desfiles no Armazém Cultural

517

O segundo dia de desfiles da I Semana de Moda Autoral de MS promete ser bem movimentado. Isso porque nesta quinta-feira (20), a partir das 18h30, o evento reserva desde apresentações de marcas étnicas (indígenas e oriental) até produções voltadas ao conceito upcycling, além de shows com Chicão Castro e a discotecagem dos DJs Pizza Noise. 

Quem curte moda com um ar oriental poderá conferir a coleção de Kaori Confecções, da estilista de mesmo nome. A marca, que é especializada em kimonos, foi criada em 2020 e, agora, traz novidades. 

“Recriamos os kimonos, agora com um novo conceito, bem mais versátil, novas cores, novas estampas, podendo ser usado desde uma saída de praia, terceira peça ou uma blusa”, conta Kaori.

Ainda na linha étnica, outro destaque é a Colab Terena Kadiwéu que apresenta ao público o talento de quatro artistas indígenas, são eles: Natielly Terena, Sulyvan Barros, Bení Kadiwéu e Ednilson Delgado.

De técnicas de grafismo até sementes e penas, as coleções prometem encantar o público tanto pela criatividade como pelas referências culturais que revelam a história e o talento dos povos originários do MS.

“Quem faz moda busca a história do seu povo e isso pode ser visto nas peças criadas por cada estilista indígena. Outro ponto interessante é que, no desfile, a gente vai colocar músicas indígenas”, explica a artista Kadiwéu Bení que vê na moda uma forma de diálogo com o público. “Tudo tem um significado para nós. Por isso, esperamos que as pessoas observem o nosso trabalho na passarela e prestem atenção na mensagem que queremos passar”.

Já aos adeptos da sustentabilidade, os looks em evidência são de assinaturas femininas. Criada em 2015, a grife Roupável, da estilista Nair Gavilan, traz roupas de banho para serem usadas no litoral brasileiro ou nos rios sul-mato-grossenses. Peças trabalhadas dentro do consumo consciente, slow fashion, em que cada composição preza pela escolha do tecido, tingimento natural, etc. 

Seguindo uma linha similar, a artista Emília Leal, da marca Emília Leal Arte Nativa, traz uma mistura de referências com desenhos étnicos feitos à mão, couro reaproveitado e acabamento em crochê. Tudo focado na sustentabilidade e no empoderamento de mulheres.

A artista utiliza materiais que seriam descartados na natureza como os retalhos de couro e ainda conta com o talento de mulheres crocheteiras que são contratadas para fazer o acabamento de suas criações. O resultado final você nos maiôs e biquínis feitos de forma artesanal e ecológica que irão para a passarela da Semana de Moda Autoral.

A programação completa da 1ª Semana de Moda Autoral de MS, com palestras, exposições, desfiles e shows, você confere pelo Instagram (@modaautoralms). 

Em sua primeira edição, o evento conta com o apoio do Sebrae MS, Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), Sesc, Fecomércio, Sistema Fiems – Senai, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campo Grande (Sectur), Senac, Boticário, Capivas Cervejaria, Zoom Publicidade, Revista AL.SO, Life Sports, Inel Classic, Multi Comunicação Visual e Gráfica, Bambu Cosméticos, Badulaque e Vaca Azul Produções.

Serviço

Segundo Dia de Desfiles – Semana de Moda e Design de MS 

Data: quinta-feira (20 de outubro)

Horário: A partir das 18h30

Local: Armazém Cultural – Avenida Calógeras, n.º 3065, centro de Campo Grande.

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.