Campo Grande figura entre as primeiras cidades no ranking de participantes do Estudo Pop Brasil – desenvolvido para analisar a incidência do Papilomavírus humano (HPV) em adolescentes de ambos os sexos, com idade entre 16 e 25 anos. O estudo é realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande, junto ao Ministério da Saúde, por meio do Programa de Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS), em parceria com o Hospital Moinhos de Vento – Porto Alegre/RS.
De acordo com o mais recente boletim sobre o estudo divulgado, referente ao mês de setembro, a capital sul-mato-grossense se destaca entre as cidades participantes com 184 coletas de um total de 718. A servidora Mahara Carvalho Moreira, da USF Paradiso aparece no “top 5” de “coletadores”, ocupando a terceira colocação.
O Pop Brasil foi concebido pela médica e pesquisadora Eliana Márcia Da Ros Wendland, do Hospital Moinho dos Ventos de Porto Alegre/RS, com objetivo de descobrir a prevalência do papilomavírus humano em adolescentes de todo o país.
Em Campo Grande, o estudo envolve servidores de oito unidades básicas e de saúde da família: Tiradentes, São Benedito, Paradiso, Noroeste, Botafogo, Azaléia, Albino Coimbra e Estrela do Sul.
Essa avaliação ocorre em nível nacional, com o propósito de medir o impacto da vacinação contra HPV em adolescentes e jovens na faixa etária de 16 a 25 anos. Serão incluídos 14.350 participantes em todo o país.