Primavera chega com instabilidade no tempo, muita chuva e temperaturas em queda

248

A primavera chega nesta semana em Mato Grosso do Sul com um tempo instável. Os primeiros dias da nova estação serão de chuvas moderadas e até tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. Em todo o Estado, os termômetros vão revelar temperaturas em queda.

Esta segunda-feira (19) já começou com chuva no Centro-Sul do Estado, pegando muita gente de supresa. Nos próximos dias, o cenário deve se repetir, conforme previsão do Cemtec-MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul).

Mais água deve cair do céu até a próxima quinta-feira (22), data oficial de início da primavera. São esperadas chuvas fracas e fortes em várias regiões do Estado.

A ocorrência das tempestades com raios, ventanias e eventual queda de granizo também é dada como certa. Isso por causa da  aproximação de uma frente fria aliada a formação de um sistema de baixa pressão atmosférica que atua no Paraguai.

Os acumulados de chuva devem ficar acima de 40 mm em 24 horas, com destaque para a queda das temperaturas ao longo da semana, com mínimas entre 8°C e 10°C, principalmente na região Sul de Mato Grosso do Sul.

Alerta de tempestade

Nesta segunda-feira (19), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de perigo para Mato Grosso do Sul por causa das tempestades.

Segundo o aviso, serão registradas chuvas entre 30 e 60 mm por hora ou 50 e 100 mm por dia, com ventos intensos de até 100 quilômetros por hora e queda de granizo, principalmente nesta segunda e terça-feira (20).

Conforme o aviso, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e também de alagamentos.

Orientações para as pessoas também foram divulgadas:

  • Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
  • Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (193).