Dois sul-mato-grossenses no Sul-Americano Sub-18 farão parte da Seleção Brasileira de Atletismo

198
Isabela Rosa Dantas

O Brasil terá a presença de dois sul-mato-grossenses na equipe que disputará o Campeonato Sul-Americano de Atletismo Sub-18, que será realizado de 9 a 11 de setembro, no estádio do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), em São Paulo (SP). Contemplados pelo Bolsa Atleta MS, programa coordenado pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), Isabela Rosa Dantas e Yuri Moreira Benites foram convocados pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Ao todo, foram chamados 66 atletas (32 no feminino e 34 no masculino), seguindo os critérios fixados pela CBAt: os campeões do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa, disputados em Bragança Paulista (SP) e os atletas mais bem colocados no ranking da categoria.

Tanto Isabela, da Associação Desportiva Atletas de Cristo (ADAC), de Campo Grande, quanto Yuri, da Associação da Escola Municipal Mbo’eroy Guarani Kaiowá, vão em busca de medalhas para o Brasil no lançamento do dardo.

Recentemente, o dardista indígena da Aldeia Amambai faturou o ouro na prova no Campeonato Brasileiro Sub-18, em Bragança Paulista (SP), alcançando a marca de 71,18 metros, exatamente um metro a mais que o segundo colocado. O resultado colocou Yuri na liderança do ranking brasileiro e sul-americano.

Yuri Benites

Isabela Dantas não fica para trás. A campo-grandense é dona do primeiro lugar no ranking nacional e uma das revelações do atletismo brasileiro. “A Isabela e o Yuri são orgulho do nosso Estado e fruto de um trabalho muito dedicado nos treinamentos. Mais uma convocação à seleção brasileira e oportunidade de elevar o nome do atletismo de Mato Grosso do Sul e do nosso país”, enfatiza o diretor-presidente da Fundesporte, Silvio Lobo Filho.

O Sul-Americano Sub-18 reunirá 273 atletas (139 no masculino e 134 no feminino), representando 10 países, incluindo o Brasil. A CBAt recebeu a inscrição da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, além do Brasil. A Argentina inscreveu 42 atletas (22 no masculino e 20 no feminino), o segundo país com o maior número de participantes.

O Brasil é o atual campeão sul-americano sub-18. Na edição de 2021, em Encarnación, no Paraguai, a seleção verde e amarela somou 410 pontos na classificação geral, 229 no masculino e 181 no feminino. A Colômbia, outra força no continente, ficou em segundo lugar, com 249 pontos, seguida da Argentina, com 229. Em medalhas, o Brasil conquistou 46, sendo 14 de ouro, 19 de prata e 13 de bronze. A Colômbia também ficou em segundo lugar com 30 (11, 8 e 11) e a Argentina em terceiro, com 19 (7, 7 e 5).