Depois de baixa umidade e ventania, tempestade coloca MS em estado de alerta

202

Pelo segundo dia consecutivo, Mato Grosso do Sul enfrenta condições meteorológicas que exigem atenção. Depois de enfrentar ventanias e baixa umidade relativa do ar na segunda-feira (15), o Estado deve registrar fortes tempestades nesta terça (16).

Por causa do tempo instável, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu dois alertas de tempestade para o Estado, que valem até às 10h de amanhã, quarta-feira (17).

Municípios do Norte, Leste e algumas regiões do Pantanal estão sob alerta amarelo, de perigo potencial. Coxim, Rio Verde de Mato Grosso, Camapuã e Água Clara, entre outros, poderão registrar chuvas de até 30 milímetros por hora (mm/h) e ventos intensos de até 60 quilômetros por hora (km/h), além de queda de granizo.

Já cidades do Pantanal, Centro, Sul, Sul-Fronteira, Conesul e Leste estão com alerta laranjado, de perigo, e podem ter tempestades de até 60 mm/h com ventanias de até 100 km/h, além de queda de granizo. Corumbá, Miranda, Aquidauana, Campo Grande, Bonito, Maracaju, Dourados, Ribas do Rio Pardo, Batayporã, Novo Horizonte do Sul, Naviraí e Tacuru, entre outras, estão na rota das chuvas torrenciais.

Devido a essas condições, a Defesa Civil emitiu as seguintes orientações:

  • Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Mais orientações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (193).