Durante todo o mês de agosto acontece uma exposição artística em que o olhar dos visitantes é substituído pelo tato na hora de apreciar os trabalhos. Trata-se da coleção “Arte Sensorial na Palma da sua Mão”, da artista plástica Sônia Aparecida Lins de Queiroz. As obras podem ser admiradas na Praça dos Imigrantes, até o dia 31.
Os quadros sensoriais são produções em tela ou outro suporte feitas todas em alto relevo, visando atender especificamente pessoas com deficiência visual. “São poucos detalhes, mas com uma amplitude de significados para eles. Por conta disso, não podem ser muito abstratos; devem ser o mais concreto possível, oferecendo sentido por meio do toque”, esclarece Sônia.
A artista conta que, enquanto trabalhava no Núcleo de Produção da Secretaria Municipal de Educação (Semed), acompanhou diversas pessoas com deficiência (PcD) em exposições de arte com intuito de fazer uma audiodescrição das obras. A partir daí ela percebeu a necessidade de produzir quadros que pudessem ser sentidos com as mãos em vez dos ouvidos para atender esse público.
A matéria-prima utilizada é bastante diversificada. “Costumo utilizar sucata na maioria das vezes e material reciclável. Geralmente compro apenas as telas, mas elas também podem ser substituídas por MDF ou outros itens; tenho até um quadro feito em uma antena parabólica”, conta a artista. No total, serão exibidos 16 quadros, com três deles remetendo ao aniversário da Cidade Morena e retratando símbolos da cidade, como a arara-canindé e os ipês.
O evento é coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) e a Biblioteca Pública Municipal Anna Luiza Prado Bastos. Para o titular da Sectur, Max Freitas, a exibição “Arte Sensorial na Palma da sua Mão” representa a consolidação de um dos princípios da Prefeitura. “Nossa gestão sempre primou pela inclusão social e pela democratização do acesso à arte e à cultura em Campo Grande. Fazemos isso levando eventos até os bairros e com intervenções como essa na Praça dos Imigrantes, atendendo a uma demanda das pessoas com deficiência visual. Contamos com a presença de todos para curtir tanto o espaço quanto as obras”.
Serviço:
A Praça dos Imigrantes fica na Rua Rui Barbosa, n.º 65, esquina com a Rua Joaquim Murtinho. A exposição estará aberta até o dia 31 de agosto, das 10h às 18h, com entrada gratuita.
Os visitantes poderão aproveitar e visitar as barracas de artesanato do local.