Oficinas de artesanato no interior são oportunidade de aperfeiçoamento profissional

277

A Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul realiza neste mês de junho cinco oficinas visando o aperfeiçoamento profissional dos artesãos do interior. Participam em média 15 pessoas em cada oficina, pelo projeto Artesania.

O projeto Artesania MS tem como objetivo instalar núcleos de produção artesanal, de acordo com o potencial de cada município, resgatando os ofícios tradicionais e transformando-os em uma possibilidade econômica de geração de trabalho e renda nas comunidades.

Ele atua em etapas que podem ou não serem desenvolvidas no mesmo núcleo produtivo, de acordo com as peculiaridades e necessidades de cada um. Antes de realizar as oficinas, as técnicas da Gerência de Desenvolvimento das Atividades Artesanais realizam visita técnica a fim de construir um diagnóstico da realidade que encontram.

A Oficina de Modelagem Bichos do Pantanal, com Rodrigo Avalhães, foi realizada de 1º a 10 de junho, no Centro de Referência da Assistência Social (CRASII) no Distrito de Nova Porto XV, município de Bataguassu. A Oficina de Cerâmica Terena, com Rosenir Batista, foi realizada de 6 a 15 de junho, em Aquidauana. Duas oficinas de modelagem foram realizadas este mês, uma em Rio Brilhante, com Leslie Gafure, de 14 a 22 de junho, e outra com Andrea Lacet, que começou no dia 20 e vai até o dia 24 de junho, em Nova Andradina. 

A Oficina de Acessórios em Cerâmica e Macramê está sendo realizada em  Rio Brilhante, com capacitação para 15 mulheres selecionadas pela Funcerb – Fundação de Cultura, Esporte e Lazer do Município. Dentro do Projeto Artesania/MS, a oficina visa capacitar as participantes em peças de acessórios femininos e de decoração, tais como: colares, pulseiras, colares de mesa, agregando a modelagem cerâmica e o macramê na composição final da produção. O conteúdo da oficina é acessível e introdutório no intuito de fomentar a formação dos artesãos, promovendo o acesso ao trabalho, através da geração de renda, além de proporcionar acesso as políticas culturais do setor artesanal. Ministrada por Leslie Bassi Gaffuri e Magali Ono.

O projeto Artesania visa empreender a curto e médio prazo numa fonte local de trabalho e renda sustentável. Tem contribuído com a criação de núcleos produtivos com respaldo e cuidados para se colocarem no mercado competitivo.

As formas de atuação do projeto são Oficinas Técnicas, Oficinas de Design e Oficinas de Gestão. As Oficinas técnicas são compostas pelo Programa de Capacitação, para promover o conhecimento relacionado ao manejo das técnicas artesanais tradicionais do MS, utilizando as matérias-primas abundantes nas regiões envolvidas e pelo Programa de aperfeiçoamento/reciclagem, para melhorar o conhecimento dos artesãos no manejo das técnicas artesanais; no aperfeiçoamento dos processos de produção e no melhor aproveitamento ou inserção de novas matérias-primas de núcleos de artesanato já em produção, com uma ação que antecede a interferência de oficinas de Design.

As Oficinas de Design buscam desenvolver uma nova linha de produtos, exclusivos ou um produto de referência, tendo como meta final a conquista de novos mercados. O Design de produtos é uma estratégia para aumentar a competitividade do produto a ser inserido no mercado. Oficinas realizadas em núcleos de produção que se encontram em estágio avançado, ou seja, bem estruturados e com produção constante, necessitando do projeto para a confecção de novos produtos para projeção no mercado.

As Oficinas de Gestão são uma etapa em que são realizadas oficinas de formação de preço de venda, de gerenciamento e de atendimento ao público, buscando a profissionalização e empreendedorismo do profissional artesão.

Para alinhamento de ações e interesse em realizar o Projeto Artesania/MS é preciso entrar em contato com a Gerência de Desenvolvimento das Atividades Artesanais pelos canais artesanato.fcms@gmail.com e (67) 3316.9107.