As instabilidades aumentam em Mato Grosso do Sul a partir desta quinta-feira (17). O sol aparece com variação de nebulosidade ao longo do dia, e a previsão é de chuvas de intensidade moderada a forte e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.
Com o deslocamento da frente fria para o oceano, o que vai provocar chuvas no Estado entre hoje e amanhã (18) será a formação de uma área de baixa pressão vinda do Paraguai associada a outros sistemas, segundo a coordenadora do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), Valesca Fernandes.
“A disponibilidade de umidade, aquecimento diurno e o deslocamento de um cavado em médios níveis (área alongada de baixa pressão). Além disso, a formação de uma área de baixa pressão no Paraguai irá favorecer a formação de instabilidades. Destaque para a região oeste onde os acumulados de chuvas podem ser significativos, com valores que podem ficar acima de 30 mm em 24h”.
O tempo seguirá abafado em algumas areas da região sudoeste que pode ter máximas em torno de 37°C. Nas demais áreas a tendência é de temperaturas entre 30°C e 34°C.