Campo Grande tem quase o dobro da população completamente vacinada contra a Covid-19, em comparação com a média nacional. A Capital ultrapassou a marca de 30% de pessoas vacinadas com a segunda dose ou dose única, enquanto no restante do país o índice é de 15.93%.
O levantamento foi divulgado na noite de sábado (17) pelo consórcio de veículos de imprensa formado pelo G1, O Globo, Extra, O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo e Uol, com dados das secretariais estaduais de saúde.
A Capital possui a cobertura vacinal superior, inclusive, que a de Mato Grosso do Sul, líder no ranking nacional. No Estado, 28,88% já estão completamente imunizadas.
Se consideramos apenas a população adulta, aproximadamente 676,7 mil pessoas, o índice é ainda maior, aproximadamente 40.30%. Até ontem, o Município havia imunizado 272.483 pessoas com as duas doses ou dose única. Desde o dia 19 de janeiro, já foram 420.900 pessoas vacinadas com a primeira dose, totalizando 693 mil doses aplicadas.
O bom desempenho na vacinação recebeu reconhecimento do ministro da Saúde Marcelo Queiroga, que esteve na cidade na sexta-feira (16) , conhecendo projetos inovadores e experiência exitosas desenvolvidas na Capital.
“A experiência aqui (Campo Grande) da vacinação é muito exitosa. O trabalho é feito de maneira organizada e célere e o resultado não poderia ser diferente”, comentou o ministro.
O secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, atribuiu o resultado a união de esforços e o empenho de todos os envolvidos no processo de vacinação.
“Esse é o resultado do planejamento e trabalho, não só da nossa equipe, mas de toda a Prefeitura, que não tem medido esforços, trabalhando arduamente, seja de manhã, tarde, noite, fim de semana, feriado, tudo isso para garantir que a gente possa dar mais celeridade neste processo e, sobretudo, comodidade à população para que tenha acesso a essa vacina, que é uma arma fundamental na luta contra essa doença”, enfatiza.
O planejamento, organização e estratégias adotadas pela Capital desde o início da vacinação fizeram toda a diferença para o êxito do processo.
Campo Grande conta com mais de 60 pontos de imunização espalhados pelas sete regiões urbanas e distritos, incluindo quatro drives (Ayrton Senna, Albano Franco, Cassems e UCDB) com capacidade de vacinação diária de 2 mil pessoas cada, três polos (Guanandizão, Seleta e IMPCG), assegurando maior comodidade à população.
Além disso, o Município implementou um sistema de identificação prévia para dar mais agilidade no processo. O sistema, inclusive, tem ajudado municípios do interior do Estado a organizar a campanha de vacinação e foi reconhecido nacionalmente como exemplo de boas práticas.
O código fonte da plataforma “Monitora Saúde”, que além do sistema de identificação engloba outras ferramentas que vêm sendo utilizadas durante o enfrentamento da pandemia, foi doado para o Ministério da Saúde e poderá ser compartilhado com municípios de todo o país.