Segundo dados da SESAU (Secretaria municipal de Saúde), a capital imunizou 336 mil pessoas com a primeira dose da vacina contra Covid-19 e outras 136 mil com a segunda dose.
A prefeitura aguarda remessas da vacina por parte do Ministério da Saúde, que até o momento encontra-se sem previsão de chegada. Esse gerenciamento é feito pela Secretaria Estadual de Saúde, que informou também estar à espera de definição do governo federal.
Havia a esperança de recebimento de parte da carga a ser enviada ao Brasil pela Janssen, de estoque com prazo de validade perto do fim, mas a chegada das cerca de 3 milhões de doses ainda não confirmada.
O secretário estadual Geraldo Resende informou estar em contato frequente com o Ministério e promete, assim que novas doses chegarem, repetir o esquema de distribuição rápida que tem sido adotado no Estado, colocando-o como líder no processo de imunização da população, comparativamente.
Enquanto a vacina não chega, os tecnicos, os enfermeiro e quem está ligado ao esquema de vacinação ficam aguardando em stand-by. Assim que alguma remessa com vacinas chegar, as equipes serão acionadas e os postos são reativados imediatamente.
Segundo o último levantamento realizado pelo Ministério da Saúde, Mato Grosso do Sul já vacinou com a primeira dose 36,31% da população e 13,91% com a segunda e já utilizou 98% das 1.410.875 unidades recebidas dos imunizantes.