Ministério nega vacinação geral a MS e Estado receberá 31 mil doses da Janssen

279
Imagem internet

A vacina Janssen, fabricada pelo grupo Johnson & Johnson, é de aplicação única, ou seja, não precisa de duas aplicações como as concorrentes necessitam.

O pleito dos secretários municipais de Saúde para que o Ministério da Saúde enviasse a Mato Grosso do Sul vacinas da Janssen suficientes para imunizar todos as pessoas com 18 anos ou mais chegou tarde. O lote contento 3 milhões de “doses únicas” já estava dividido entre os estados. Para o Estado, foi destinado um lote contendo imunizantes para aplicação em cerca de 31 mil pessoas.

O secretário estadual de Saúde Geraldo Resende recebeu a informação ainda ontem (9), enquanto participava de uma reunião on-line do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), quando soube que todos já estão se preparando para aplicar as doses da Janssen em tempo recorde, já que o imunizante chegará ao Brasil com prazo de validade para vencer.

A campanha “Vacina Geral MS” começou na tarde de ontem (09) com o intuito de trazer 3 milhões de doses da vacina Janssen ao Estado. Os imunizantes devem chegar ao Brasil no próximo dia 15 de junho e estão com prazo de validade até o dia 27 de junho.

O conselho defende que Mato Grosso do Sul tem baixa densidade demográfica (quantidade de habitantes por metro quadrado) e logística de distribuição de doses que já se mostrou eficaz, demostrada pelo percentual de 96,67% das vacinas recebida aplicadas.

Como argumento, o conselho lembrou que as vacinas da Janssen chegarão ao Brasil com prazo de validade para vencer em 27 de junho e que a estratégia de distribuição em Mato Grosso do Sul possibilitaria o aproveitamento de todas as doses que forem enviadas, já que o Estado já se mostrou capaz de receber e em 12 horas entregar vacinas a todos os 79 municípios.

Até o momento, 323.162 pessoas foram vacinadas com a primeira dose, o que representa 35.67% da população da Capital, incluindo pessoas com menos de 18 anos, não elegíveis para a vacinação contra a Covid-19. Ou seja, o índice real de cobertura vacinal é ainda maior. Destas, 132.577 já receberam a segunda dose. Ao todo, 455.739 doses foram aplicadas no município, conforme dados do “Vacinômetro”.

As doses precisariam ser aplicadas em tempo recorde, algo que já é uma especialidade e motivo de orgulho dos sul-mato-grossenses. O Estado tem liderado a campanha de vacinação contra o coronavírus nos últimos meses.

A mobilização buscava sensibilizar o governo federal a fazer com que o Mato Grosso do Sul fosse o primeiro no país a concluir a imunização de toda a população e assim ser um projeto piloto para análise do comportamento do vírus nesta situação.

1 COMENTÁRIO

  1. … [Trackback]

    […] Find More Information here on that Topic: msnamidia.com.br/2021/06/10/covid-19/ministerio-nega-vacinacao-geral-a-ms-e-estado-recebera-31-mil-doses-da-janssen/ […]

Comments are closed.