O governo do Estado conseguiu na última quinta-feira (27) a aprovação para colocar em prática a vacinação por faixa etária, independente da pessoa ter ou não alguma comorbidade. A resolução da Secretaria de Estado de Saúde, com os critérios e detalhes, será publicada hoje (28).
Após aprovação na última quarta-feira (26) em assembleia do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e em reunião da CIT (Comissão Intergestores Tripartite), a proposta será deliberada ainda em encontro do CIB (Comissão Intergestores Bipartite), definindo os detalhes da mesma.
Durante os encontros do Conass e do CIT, o Estado conseguiu apoio de outros secretários de Saúde para colocar a ideia em prática, além de conseguiu o sinal positivo de representantes do Ministério da Saúde sobre a vacinação por faixa etária.
Até o momento, a vacinação deve ser apenas para pessoas com idade entre 60 e 55 anos. Em Mato Grosso do Sul, a vacinação nessa modalidade ’emperrou’ na faixa dos 59 anos, ficando os que estão abaixo dessa idade de fora.
Já a vacinação do público considerado prioritário ainda não foi concluída em várias cidades.
Ao todo são 28 públicos considerados prioritários, sendo reservados 30% das doses para a continuação da imunização desses grupos, enquanto outros 70% das doses serão destinadas para aplicação por faixa etária, foco da imunização de SES.