Laboratórios de vacina animal podem ajudar na produção da vacina contra Covid-19

285

Laboratórios que fabricam a vacina contra a febre aftosa se ofereceram para ajudar a produzir a vacina contra o novo coronavírus no Brasil. Em carta enviada ao presidente da Comissão Temporária da Covid-19, senador Wellington Fagundes, o sindicato nacional da indústria de produtos para saúde animal, o Sindan, informa que o setor possui três plantas que podem ser adaptadas para fabricação de vacinas destinadas a humanos.

O vice-presidente executivo do Sindan, Emílio Salani, explicou que já mantém conversas com o Instituto Butantã, fabricante da Coronavac no Brasil, desde janeiro sobre este tema a pedido do Ministério da Agricultura. O objetivo do sindicato é que estes laboratórios fabriquem a matéria-prima da vacina: o IFA – Ingrediente Farmacêutico Ativo.

A inciativa de se colocar à disposição surgiu com um contato há 3 meses quando o Sindan recebeu um input do Mapa, o Ministério da Agricultura, para que dialogassem com o Butantã analisando a possibilidade de produzir Coronavac, vacina inativada, nas plantas que produzem vacina de aftosa.

Essas três plantas que fazem vacina para aftosa são consideradas seguras para fabricação da vacina contra a Covid-19. O uso deve ser por um período pré-determinado, porque as plantas são destinadas a produzir vacina contra febre aftosa, então sempre há produção de 400, 450 milhões de doses de aftosa para o Brasil e países da América do Sul todos os anos.

Dado a capacidade em termos de volume de produzir dessas empresas e a segurança, a empresa analisou a possibilidade de o interessado que tiver as condições de acessar a tecnologia do laboratório que produziu o IFA [Ingrediente Farmacêutico Ativo], poderá também fazer acordos de confidencialidade, transferir essa tecnologia e implementá-la nessas plantas biosseguras. A grande vantagem é que essas plantas biosseguras são à prova de escape.

Não há perigo nessa produção, pois são laboratórios com pressão negativa, tratamento de efluentes, portas ativas, salas de entrada, são plantas categorizadas pelo Ministério da Agricultura como NB3+.

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.