Gasolina puxa IPCA e inflação é de 0,82% no país em fevereiro

338
Imagem internet

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mede a variação da cesta de compras de famílias com renda de até cinco salários mínimos, registrou inflação de 0,82% no país em fevereiro, percentual maior que o de janeiro (0,27%). É, também, a maior taxa para o mês de fevereiro desde 2016 (0,95%).

Segundo dados divulgados hoje (11), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o INPC acumula 1,09% no ano e 6,22% em 12 meses.

A inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), ficou acima do INPC em fevereiro (0,86%). No acumulado de 12 meses, no entanto, o IPCA é menor (5,20%).

Para a Economista Daniela Dias, o que justifica esse aumento na inflação é a valorização do Dólar frente ao real. “Existem diversos fatores, como por exemplo: própria questão da vacinação, as tomadas de decisões políticas. O quanto de credibilidade o Brasil passar para o mercado internacional. Então nesse sentido, eu diria que a nossa credibilidade ela está em choque e estamos desestimulando os investimentos, e, consequentemente o preço do petróleo vem subindo”. Lembrando que a compra e venda do petróleo é feita na moeda americana.

A gasolina (7,11%), individualmente, contribuiu com 0,36 p.p., ou cerca de 42% do índice do mês. Além disso, os preços do etanol (8,06%), do óleo diesel (5,40%) e do gás veicular (0,69%) também subiram. Com os resultados de fevereiro, o item combustíveis acumula alta de 28,44% nos últimos nove meses.

Ela complementa “A partir desse aumento no preço do petróleo, nos tempos os reflexos sobre a gasolina e o diesel. Isso interfere no frete do produto que vai para o supermercado e o consumidor sente isso no bolso. Principalmente aqueles que recebem um salário mínimo terão de priorizar a compra de alimentação, que consome cerca de 60% da renda do trabalhador”.

Em fevereiro, os produtos alimentícios medidos pelo INPC tiveram alta de preços de 0,17%, percentual inferior ao 1,01% de janeiro. Já os não alimentícios medidos pelo INPC registraram inflação de 1,03% em fevereiro, acima do 0,03% de janeiro.