Organização Mundial da Saúde alerta que Hidroxicloroquina não funciona contra Covid-19 e pode causar efeito adverso

393

A Organização Mundial da Saúde (OMS) concluiu que a hidroxicloroquina não funciona no tratamento contra a Covid-19 e alertou ainda que seu uso pode causar efeitos adversos. Após passar por análise de um grupo de especialistas e pacientes o medicamento recebeu “forte recomendação” contra o uso no combate ao coronavírus.

O grupo de 32 debatedores, constituído por entre eles pacientes, pesquisadores médicos especialistas e especialistas em ética e em metodologias de pesquisa científica, da OMS classificou a ineficiência da droga para tratamento de Covid-19 como de “alta certeza”.

Aqui no Brasil, o medicamento foi constantemente citado e defendido pelo presidente Jair Bolsonaro.

Imagem: GABRIELA BILO/ESTADÃO

O relatório da OMS aponta ainda que a cloroquina “provavelmente aumentou os eventos adversos”, o que levaram à descontinuação do uso desse medicamento nos tratamentos contra a Covid-19.

O medicamento anti-inflamatório hidroxicloroquina não deve ser usado para prevenir infecções em pessoas que não têm covid-19″, disse o painel de especialistas internacionais. A recomendação foi “baseada em evidências de alta certeza de seis ensaios controlados envolvendo mais de 6.000 participantes.

O grupo conclui que, a hidroxicloroquina “não é mais uma prioridade de pesquisa e que os recursos devem ser direcionados para avaliar outras drogas mais promissoras para prevenir Covid-19.”