Leonardo Paraná
Fisioterapeuta Graziele Schmidt explica como a liberação miofascial pode ajudar atletas a reduzirem as dores pós treino, sem lesões e melhorarem suas performances. Uma excelente aliada para quem procura corpo são.
Se você é esportista, profissional ou amador, muito provavelmente já sentiu fortes dores musculares que prejudicaram o seu rendimento ou até levaram ao afastamento dos seus treinos, certo?
Isso acontece porque em situações de extremo esforço para provas e competições, ou na falta de um acompanhamento profissional, com movimentos mal executados durante os treinos, as posturas incorretas, estresse, ansiedade, entre outras situações, fazem com que o corpo forme nódulos ou pontos de gatilhos que acumulam toxinas e dificultam o bom funcionamento do sistema musculoesquelético, isso traz prejuízos a coordenação, flexibilidade e força muscular.
“Esses nódulos provocam o enrijecimento e o acúmulo de toxinas que, além de causarem dores musculares, podem causar lesões, impedir a movimentação natural da região afetada, comprometer a flexibilidade, a força muscular, a elasticidade, entre outros transtornos” explica a fisioterapeuta Graziele Schmidt, especialista em dor.
Para a liberação da fáscia muscular – que é uma membrana do tecido conjuntivo, localizada logo abaixo da pele e que recobre os músculos e permitindo o deslizamento perfeito destes durante os exercícios, o profissional em fisioterapia usa uma técnica de relaxamento muscular, que consiste numa massagem com aplicação de pressão em alguns pontos do corpo, chamada de Liberação Miofascial.
A especialista observa que a liberação miofascial pode ser aplicada no pré ou no pós treino, e o relaxamento dos músculos tem a função de eliminar esses pequenos nódulos de tensão muscular, permitindo maior liberdade, mobilidade entre o músculo e a fáscia. A técnica permite aumentar o suporte sanguíneo acelerando a recuperação muscular, diminuindo as dores, assim evitando maiores lesões.
“Qualquer pessoa pode usufruir dos benefícios da liberação miofascial, apesar de ser uma técnica não invasiva e sem uso de medicamentos é indispensável que seja aplicada por profissional devidamente habilitado para que se alcance os melhores resultados possíveis”, ressalta Graziele.
Pra quem ficou curioso e quer saber se a liberação miofascial pode ajudar, ou se já conhece os benefícios da técnica e quer agendar um atendimento, pode entrar em contato pelo Whatsapp (67) 99262-5565 e instagram @fisiograzieleschmidt .