Atendimento aos migrantes fica mais ágil com sistema desenvolvido por servidores

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A Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), tem sido referência no atendimento aos migrantes no Estado. Por meio da Coordenadoria de Apoio aos Órgãos Colegiados (CAORC) / Centro de Atendimento em Direitos Humanos (CADH), mais de 500 atendimentos, para pessoas de diversas nacionalidades, foram realizados no primeiro semestre deste ano.

Diante da grande procura por atendimento e em uma iniciativa que partiu dos próprios servidores da CAORC/CADH, um sistema informatizado foi pensado para que essas dados, coletados durante a triagem e atendimento, fossem armazenadas com mais efetividade e ainda, quando precisassem ser acessadas, fossem com mais rapidez.

“Com as ferramentas que tínhamos disponíveis, nos meios eletrônicos que já contamos no dia a dia, conseguimos pensar essa forma de armazenamento de informações e acompanhamento de resultados. Isso mostra que uma pró-atividade simples pode resolver várias situações”, comenta a coordenadora da CAORC, Vânia Sousa.

Uma das interfaces do sistema pensado pelos servidores

O sistema conta com um formulário, que tem uma grande gama de informações, e ainda com os encaminhamentos realizados. Assim, caso o migrante retorne em busca de novo atendimento, qualquer outro servidor da coordenadoria estará, de modo fácil e ágil, com todo o seu histórico anterior, podendo também nutrir o sistema com novas informações.

Edson Leopoldino, Marinês Barbosa, Edilza Lacerda e Rosangela Rodrigues, sob a coordenação de Vânia Sousa, todos da Superintendência da Política de Direitos Humanos, pensaram a elaboração do sistema.

A Coordenadoria de Apoio aos Órgãos Colegiados (CAORC) está situada na Rua Marechal Cândido Mariano Rondon, 713, Centro. Telefone: 3382 – 8702.