O segundo dia de atividades no estande do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, na Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), foi marcada pela participação de projetos da Secretaria Estadual de Educação (SED), da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e da CGE (Controladoria Geral do Estado).
O Professor de História, Hélio Rodrigues Júnior, da Escola Estadual Amélio Carvalho Baís, apresentou junto com seus alunos um jogo de RPG contando a história da fundação de Campo Grande. O jogo desenvolvido em parceria com os alunos se utiliza de elementos fantásticos e mágicos para incentivar o aprendizado sobre a história da Cidade Morena.
Outro jogo, desta vez um game, desenvolvido pelos alunos da Escola Estadual Waldemir Barros da Silva, demonstra de forma lúdica as formas de organização das sociedades em diversas civilizações ao longo da história. O game foi desenvolvido pelo Professor Jean Eder Bites Júnior e seus alunos.
A Agraer apresentou aos visitantes diversas pesquisas desenvolvidas em Mato Grosso do Sul, dentre elas: Diversidade de Genótipos de Inhames (Dra. Mariana Zatarim, Liliane Aico); Versatilidade do Uso do Açafrão (Dra Mariana Zatarim); e Produção de mudas altas de maracujá azedo (Dra Aline Abrão Cézar, Dra Olita Salati).
Pesquisas realizadas pela Agraer também estão sendo apresentadas ao público na 71ª Reunião Anual da SBPC
Também participou da programação do estande do Governo MS, a equipe da Controladoria Geral do Estado (CGE). O Controlador Geral do Estado, Carlos Eduardo Girão, esteve no local divulgando o Hackaton, maratona que pretende selecionar as melhores ferramentas tecnológicas na área de transparência, controle social e combate à corrupção.
O secretário adjunto da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Ricardo Senna, falou sobre a importância do Governo de MS em estar presente na maior feira científica da América Latina.
“A Ciência, a Tecnologia e a Inovação devem ser o tripé do desenvolvimento econômico e sustentável de Mato Grosso do Sul. Temos uma biodiversidade incrível, um agronegócio forte, e outras matrizes que podem se beneficiar e muito com o fortalecimento da CT&I no Estado”, afirmou Senna.
O estande do Governo de MS na SBPC 2019 apresenta atividades de diversas secretarias como a própria Semagro, Secretaria de Educação, Agraer, CGE e Fundect.