Agência é a mais antiga da Cooperativa e do estado
Na noite do dia 29 de novembro, ocorreu a inauguração das novas instalações da Agência UFMS, a mais antiga da Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia e também do estado de Mato Grosso do Sul, que agora se localiza na Avenida Costa e Silva, 1341. Um prédio totalmente novo e projetado para proporcionar uma experiência ainda mais especial aos seus associados, inspirar pessoas e possibilitar que vivam a essência do cooperativismo, além de contribuir com o desenvolvimento da região.
A cerimônia de inauguração contou com lideranças da Cooperativa e autoridades. Na ocasião, ainda houve o lançamento do projeto Raízes da União, além da homenagem aos fundadores da Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia. “Depois de 36 anos estamos aqui, inaugurando mais um capítulo da nossa Cooperativa, que nasceu na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Uma curiosidade, a média de idade dos fundadores em 1988 era de 36 anos. É muito importante a gente lembrar e recordar essa história, nossos fundadores empreenderam esse negócio, que é uma empresa diferente. Nós somos uma das únicas cooperativas que nasceu dentro do serviço público e hoje tem essa grandeza”, enalteceu Celso Ramos Regis, presidente da Cooperativa.
O deputado estadual, Rinaldo Modesto, que também é coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Cooperativismo e foi servidor público na UFMS estava presente da cerimônia. “Tudo que eu conquistei na minha vida, a base, além da minha família, a fé em Deus, foi a Universidade Federal. Foi através do meu emprego que eu tive a oportunidade de trazer a minha família da roça para Campo Grande, e com meu salário pude cuidar de seis irmãos. A nossa Cooperativa foi criada juntamente com a Constituição Cidadã, em 1988, com apenas R$ 2.270,00, que foi o capital, e hoje está administrando mais de 8 bilhões. Esta é a prova de que a Cooperativa realmente é fundamental, ela transforma vidas, famílias e, consequentemente, transforma a nossa sociedade. Como deputado estadual, fui o protagonista da Frente Parlamentar em Defesa do Cooperativismo e hoje, para a alegria de todos nós, os 24 deputados, todos eles, são signatários, a única Assembleia Legislativa do nosso país que 100% dos deputados assinaram essa frente”, contou Modesto.
O deputado federal, Dr. Luiz Ovando, também estava presente e relembrou a sua história com a UFMS. “Quando eu chego aqui, é dia de recordações, mas é uma recordação extremamente agradável, porque nós podemos ver e avaliar aquilo que se construiu nesta universidade. Eu entrei aqui na Universidade Federal em 1970 e tive a oportunidade de conhecer o Ministro da Educação da época, Jarbas Passarinho e ainda não tinha nada aqui, mas muita vontade em fazer acontecer. O mesmo acontece com a Cooperativa que cresceu junto com a universidade”, contou Ovando.
Segundo a magnífica reitora da UFMS, Camila Ítavo, a integridade, ética e união são valores que constituem a Cooperativa. “É uma história que a gente constrói juntos e nós estamos pensando em pessoas que nem nasceram ainda. E ter o nome da UFMS e ver o quanto que é algo que nasceu, e extrapolou os muros da universidade, cresceu e conseguiu manter a essência, um grande desafio. Às vezes a gente cresce e esquece as nossas origens, as raízes, mas mantendo a essência é algo que é ímpar e é algo único que a gente deve cultivar a várias mãos”, enfatizou a reitora.
Projeto Raízes da União
No evento, foi lançado o programa Raízes da União, que nasceu para perpetuar a essência Sicredi entre todas as gerações, por meio da sucessão familiar. O projeto chega para mostrar que a história que foi construída pela Cooperativa não para, se consolida junto aos associados. Afinal, a semente que cada um plantou e planta, cria raízes que continuam se desenvolvendo, se ramificando e se fortalecendo.
Homenagem aos fundadores
Os associados fundadores presentes no evento foram homenageados e o primeiro presidente da Cooperativa, Flodoaldo de Alencar, relembrou o início dessa trajetória. “A nossa Cooperativa é diferente de tudo. Começamos com o intuito de vencer a inflação da época e colocar comida na mesa, nossos salários não eram reajustados na mesma velocidade que a inflação e queríamos uma forma de comprar alimentos com melhores preços, assim começamos um projeto de compra em comum, a ideia era uma cooperativa de consumo. Durante todo esse processo, vimos que era mais viável uma cooperativa de crédito”, relembra emocionado.
As novas instalações da Agência UFMS já estão abertas ao público e a mudança para um novo endereço reforça o propósito do Sicredi de evoluir junto com seus associados, proporcionando espaços que incentivam conexões, colaboração e desenvolvimento mútuo.