Ampliar protagonismo negro no mercado de trabalho aumenta produtividade e valoriza talentos

21

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Concebido em 1971, foi formalizado nacionalmente em 2003, como uma efeméride no calendário escolar, até ser instituído como data comemorativa em 2011. Foi oficializado feriado nacional em 21 de dezembro de 2023.

Um pesquisa realizada pelo Sebrae mostra que o incentivo a inclusão e iniciativas contra discriminação no ambiente de trabalho retém talentos, resultando em maior produtividade. A diversidade cultural e de experiências também contribui para a adaptação da empresa a novos mercados e públicos, ampliando as oportunidades de expansão e sucesso.

Na Águas Guariroba, desde 2017 o programa “Respeito Dá o Tom” promove igualdade nas oportunidades de acesso à empresa, além de proporcionar crescimento profissional aos colaboradores que se autodeclaram pretos e pardos.

“Eu acredito que teve uma grande importância na minha vida meu primeiro emprego ser em uma empresa com políticas de inclusão, por que quando cheguei eu não era a única negra e para nós isso é muito bom, me dá uma sensação de pertencimento. É muito raro entrar em uma empresa e ver tanta diversidade, tantas pessoas negras”, explicou Maiara Domingos da Silva, analista do Administrativo da concessionária.

O programa atua por meio de três pilares: empregabilidade, que foca na geração de oportunidades; desenvolvimento, que trabalha a disponibilização de cursos de aprimoramento; relacionamento, que atua na sensibilização por meio de atividades e ações para disseminação de conteúdo relacionados à questão racial a todos os colaboradores, além de parcerias e participação em iniciativas empresariais externas para fomentar a questão.

“Esse olhar de oportunizar trouxe uma série de benefícios internos para os nossos colaboradores. É perceptível o quanto esse tema se difundiu na companhia, era comum ver as pessoas negras um pouco retraídas, hoje se sentem valorizadas. Recebemos relatos que por meio do RDT começaram a se aceitar”, afirma Josélio Alves Raymundo, um dos idealizadores do programa e diretor da Aegea, holding que administra a Águas Guariroba.

O programa estabeleceu metas financeiras vinculadas a diversidade, o objetivo é que até 2033 a Aegea tenha 45% de mulheres em posição de liderança e 27% de lideranças negras. “A Águas Guariroba já possui autoridade nessa questão, uma vez que 45% de toda a liderança é composta por mulheres e 59% do total de colaboradores são pessoas negras”, pontua o coordenador do RDT, Leonardo Zimermann.

“Eu me sinto muito em casa, por que tem muitas pessoas iguais a mim e diferentes também! Não é uma questão de ter apenas pessoas negras, mas de ter uma diversidade”, concluiu Maiara Domingos da Silva.