1ª Cooperativa Escolar é constituída em Mato Grosso do Sul

54

A iniciativa faz parte de um programa educativo do Sicredi

Na próxima quarta-feira (30), em Sidrolândia, será constituída a primeira Cooperativa Escolar do Mato Grosso do Sul, a iniciativa tem o objetivo de proporcionar a vivência e a experiência dos valores e princípios do cooperativismo.

A jornada de implementação da Cooperativa Escolar da Sicredi Pantanal MS se iniciou em julho de 2023, com a apresentação do programa para a escola Municipal Eldorado, situada no assentamento Eldorado em Sidrolândia. Levando o nome de Cooperativa Novas Raízes, que foi escolhido pelos próprios alunos que participam do programa. No dia 30 de outubro ocorrerá a Assembleia Geral de Fundação da Cooperativa Escolar, que será a primeira no estado.

“Esta jornada começou em julho do ano passado, e ao longo de muitas etapas, essas crianças foram desafiadas. Com maturidade, resiliência e determinação, hoje elas chegam aqui, prontas para brilhar. Para a Sicredi Pantanal MS, este momento é motivo de imenso orgulho. Em minhas visitas anteriores, sempre saí transformado, e a cada encontro, percebia as mudanças: na forma de falar, de pensar, de interagir.”, explica Emerson Perosa, presidente da Sicredi Pantanal MS.

O professor orientador da cooperativa, Wendel Gomes de Souza, apontou que no início do projeto, não houve muito envolvimento da comunidade, mas com o auxílio do Sicredi, todos começaram a entender as vantagens da cooperativa escolar.

“Nós movimentamos a comunidade, começamos a explicar, falar, divulgar, tentando alcançar o máximo possível do público, mas não foi muito fácil a princípio, porém o Sicredi foi fundamental para tudo acontecesse. Muitos queriam saber mais sobre o projeto, o que eles iriam ganhar com isso, mas o projeto foge deste perfil. O que as se ganha com ele são os princípios da autonomia, responsabilidade, de criar um jovem autônomo. E foi aí que caminhamos”, comentou Wendel

O programa é uma iniciativa que proporciona vivenciar a experiência dos valores e princípios do Cooperativismo. A metodologia do programa é lúdica e divertida, que acontece na Trilha de Aprendizagem Cooperlândia, um jogo especialmente desenvolvido para as Cooperativas Escolares.

O objetivo é ampliar as oportunidades de aprendizado de crianças e adolescentes, vivenciando experiências dos valores e princípios do cooperativismo. Alunos do 6º ao 9º ano, com faixa etária de 11 a 15 anos participam do programa, que tem atividades voltadas para o desenvolvimento de competências como: Liderança, conhecimento, criatividade e cidadania.

“Os conceitos básicos já foram assimilados pela cooperativa, isso significa que nós tivemos uma mudança de cultura, por mínima que seja, isso já aconteceu. Então eu vejo como vantagem, como, de certa forma, orgulho poder falar que nós temos jovens autônomos, protagonistas da sua aprendizagem. Porque esse é o perfil do jogo, são as características que o cooperativismo coloca e, dentro da trilha, a cada etapa que você vai conseguindo evoluir, você também vai aprendendo e aprimorando seu conhecimento”, ressaltou o professor orientador.

A etapa para implementação do programa é composta pela rede de cooperação, que é formada pelo Sicredi, Mantenedora (Secretaria de Educação/Município), Assessoria Pedagógica e Organização Cooperativa Estadual (OCB/MS).

O grupo de alunos está há um ano e meio no programa, passando pelas missões da metodologia gamificada e por isso, a Cooperativa Escolar Novas Raízes se apresenta pronta e preparada para sua constituição, que irá acontecer no dia 30 de outubro, na escola Municipal Eldorado.

SERVIÇO

Data: 30/10

Horário: 14h30

Local: Assentamento El dorado