Pensando na sustentabilidade do processo de saneamento, a Águas Guariroba investe em fontes renováveis de energia para suas operações. Atualmente 100% do consumo de energia da concessionária para captação de água é renovável.
“A energia é utilizada em todas as nossas operações da Águas Guariroba, ela é responsável pelo bombeamento da água da captação até a estação de tratamento, pelo tratamento dessa água e por toda a elevação de esgoto da Capital”, explicou a Coordenadora de Operações. Isadora Andrade.
Para a água chegar à Estação de Tratamento de Água (ETA), ela tem que ser bombeada por 35 km. Esse sistema de bombeamento depende de cerca de quatro milhões de quilowatts de energia por mês para funcionar. Para se ter uma ideia, uma residência comum consome entorno de 152 quilowatts de energia no mesmo período.
Em 2023 foi inaugurada a Usina de Geração Distribuída Fotovoltaica, na cidade de Cassilândia, no interior do Mato Grosso do Sul, com o objetivo de reduzir os impactos ambientais e aumentar a eficiência energética da operação.
A energia gerada por essa instalação inovadora é suficiente para abastecer o equivalente a 1.279 residências. Além disso, a produção da usina evita a emissão de aproximadamente 906 toneladas de gás carbônico por ano, contribuindo com a redução do efeito estufa.
Segundo Juliana Gonzales, analista de Eficiência Energética, esses números são muito significativos. “Ele equivale a cerca de 5.560 árvores plantadas por ano. Isso reforça o comprometimento ambiental que a Águas Guariroba tem com Campo Grande e o com um futuro sustentável para todos”.