De 10 a 14 de setembro o Sesc Dramaturgias leva ao Sesc Teatro Prosa a ação formativa “Jogo Balinês: A máscara entre o sagrado e o profano”, uma oficina de interpretação com máscaras balinesas (Topeng), ministrada por Rafael Protzner.
As inscrições, a partir do dia 30 de agosto, clicando aqui, ficarão abertas até o dia 04 de setembro, com divulgação do resultado em 06 de setembro. Ao todo, são ofertadas 20 vagas, voltadas a pessoas de a partir de 16 anos.
Partindo do questionamento: “Como tornar a máscara viva?”, a oficina propõe uma investigação acerca do trabalho do ator a partir do treinamento com máscaras balinesas. Durante o processo os alunos utilizam as máscaras e experimentam o vocabulário básico da dança balinesa, desenvolvendo, através do jogo de improvisação, uma interpretação sincera, precisa e imaginativa.
Rafael Protzner é ator e pesquisador teatral. Durante a sua trajetória estabeleceu dois eixos de investigação na atuação: a improvisação e o mascaramento, incluindo a linguagem da palhaçaria. Realizou importantes pesquisas com: Sue Morrison, Keith Johnstone, I Made Djimat, Philippe Gaulier, Leris Colombaioni, Chacovachi, dentre outros. Desde 2008 integra a equipe do Grupo Trampulim, de Belo Horizonte. É também, ator e criador de “Patuscada”, um espetáculo teatral de improvisação com máscaras balinesas. Rafael formou-se como ator profissional em 2009 pelo TU/UFMG e atualmente faz graduação em Cinema e Audiovisual pela UNA.
Com carga horária de 20 horas, a oficina será ministrada das 8h às 12h. Ao preencher o formulário de inscrição, é preciso estar atento, todos os campos marcados com *(asterisco) são de preenchimento obrigatório.
Sobre o Sesc Dramaturgias – O Sesc Dramaturgias se estabelece como uma ação formativa contínua em artes cênicas com foco na experimentação e na pesquisa, promovendo também intercâmbio artístico entre coletivos, estudantes e profissionais altamente qualificados. Na edição de 2024, o projeto prevê a realização de oficinas presenciais nos módulos Dança, Atuação e Iluminação.
Serviço – Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: paulooliveira@sescms.com.br.