Pratinho Firmeza – Horta da Emei Santa Emília é destaque em guia gastronômico nacional

96

Escola campo-grandense integra projeto que valoriza alimentação saudável na primeira infância

O Projeto Horta desenvolvido pela Emei Santa Emília, de Campo Grande (MS), é destaque na 2ª edição do “Pratinho Firmeza”. O guia gastronômico realizado pela Énois com patrocínio da RaiaDrogasil, via Lei de Incentivo à Cultura, apresenta projetos de alimentação saudável desenvolvidos em escolas públicas das cinco regiões do Brasil. Na região Centro-Oeste, o TeatrineTV foi o veículo responsável pela reportagem que integra o guia.

A entrega de exemplares do guia ocorreu na manhã desta quarta-feira, 21 de agosto, com a presença de crianças, professoras e da diretora da unidade, Claudinete Felex, que revelou a surpresa com o resultado do projeto. “A gente até se emociona em ver, porque a gente sempre pensa em atender a comunidade local, mas nunca tivemos a intenção de que tomasse essa proporção gigantesca, nacionalmente, né? Estou grata com esse reconhecimento. Pra mim é como se eu recebesse uma medalha de ouro e nada melhor do que proporcionar às nossas crianças esse momento, essa vivência com a terra e incentivá-las a alimentação saudável”, declarou a diretora.

No guia de pouco mais de 90 páginas, os pequenos leitores conhecem Ayo, menina de 6 anos, negra e cadeirante, que personifica o direito à alimentação saudável de cada criança brasileira. Ela conta como a educação alimentar em casa, com a família molda a forma como a gente pensa sobre o que come e como a escola complementa esse processo, ao adicionar o lúdico e a interação com outras crianças que têm outras formas de se alimentar.

Neste percurso, Ayo viaja o Brasil mostrando os projetos de alimentação saudável desenvolvidos em cinco escolas públicas, sendo que entre eles está a horta da Emei Santa Emília representando a região Centro-Oeste. Além disso, Ayo apresenta o trabalho das nutricionistas da Superintendência de Alimentação Escolar de Campo Grande (Suale) e uma receita deliciosa de arroz carreteiro pantaneiro, com imagens do prato preparado pelo chef Gilmar do Restaurante Saizeria.

O Pratinho Firmeza conta também com o jogo de tabuleiro “O que tem no pratinho?”, que ensina às crianças sobre alimentos saudáveis e não saudáveis. O jogo foi desenvolvido por duas crianças amazônidas, nascidas na periferia de Belém, que juntas pensaram segundo sua vivência, como outras crianças podem aprender brincando sobre sua própria alimentação.

Cecília Amorim, Coordenadora do Pratinho Firmeza Brasil, destaca a importância da alimentação como ferramenta de transformação social. “Sou uma pessoa que vem de escola pública, de uma família sem recursos financeiros. E então, a alimentação das escolas pra mim era a principal refeição do dia. Repensar a merenda escolar, como faz o Pratinho Firmeza Brasil, é importante para combater a insegurança alimentar que existe ainda hoje. A Énois busca isso, a conscientização social, por meio de debates e projetos que resultem em políticas públicas”, defendeu.

O Pratinho Firmeza é uma realização da Énois, via Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Rede RaiaDrogasil e em parceria com os coletivos e veículos das cinco regiões do país: Agência Carta Amazônia (PA); Nós, mulheres da periferia (SP); Nonada Jornalismo (RS); TeatrineTV (MS); e Tejucupapos (PE).

Você pode baixar a versão digital do guia no site www.pratofirmeza.com.br

SOBRE O TEATRINETV

O TeatrineTV é um site jornalístico online independente dedicado a cobrir os diversos assuntos da arte e cultura, oportunizando espaço para debate e promoção dos diversos gêneros artísticos produzidos na região Centro-Oeste. Foi fundado em 2020, com atuação física a partir de Campo Grande (MS).

SOBRE A ÉNOIS

A Énois é um laboratório que trabalha para impulsionar diversidade, representatividade e inclusão no jornalismo brasileiro. Foi fundada em 2009 com a Escola de Jornalismo (EJ), voltada ao público jovem.

Em 2014, a EJ se expandiu para a Internet e se tornou a primeira escola online de jornalismo no Brasil. Em cursos presenciais, mais de 500 jovens da periferia se formaram em jornalismo e mais de 4 mil estudantes passaram pela Escola de Jornalismo online. Ao longo do tempo, esses jovens, por meio da Énois, produziram conteúdo em parceria com veículos de abrangência nacional. Foram mais de 80 reportagens produzidas pela agência, publicadas em veículos parceiros, como UOL Tab, The Intercept, The Guardian, Nexo, BBC e outros.