Desde 2022, obras foram executadas em quase 500 quilômetros.
Em menos de três anos, o programa Campo Grande Saneada, da Águas Guariroba, já beneficiou mais de 130 mil pessoas com rede de esgoto. São mais de 500 quilômetros de tubulações que coletam e levam os efluentes para o tratamento e descarte correto.
“O programa começou nos últimos meses do ano de 2022 e está dentro do objetivo da concessionária de alcançar a universalização do saneamento básico da Capital nos próximos anos. Vamos finalizar 2024 com 95% da população assistida pela rede de esgoto”, explica o diretor-executivo da Águas Guariroba, Gabriel Buim.
Atualmente, as equipes de implantação de rede de esgoto estão trabalhando nos bairros São Conrado, Noroeste, Centro Oeste, Tiradentes, Aero Rancho, Caiobá e no Núcleo Empresarial Oeste de Campo Grande.
Somente em 2024, até o primeiro semestre, foram executados 150 quilômetros de rede. E a previsão é finalizar o ano com mais de 200 quilômetros de tubulações, atendendo quase 19 mil famílias da Capital.
“Esse trabalho transmite qualidade de vida e cuidado com o meio ambiente ao mesmo tempo. Muitas comunidades passam a ter a rede com esgoto tratado e temos dados que mostram como doenças de veiculação hídrica reduzem após a chegada dessas obras. E o nosso trabalho de laboratório para tratamento do esgoto é de excelência, com um material devolvido à natureza com muita qualidade”, detalha o diretor-presidente, Themis de Oliveira.