Expedição da Rila visita municipios e obras da ponte da Rota Bioceânica do lado paraguaio

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A caravana da III Expedição da Rila -Rota de Integração Latino-americana, visitou hoje (25) as obras da ponte da Rota Bioceânica, no lado paraguaio.

A ponte que tem previsão de ser inaugurada ate o final de 2025 está em pleno andamento nos dois lados do Rio Paraguai com 40% das obras prontas.

O secretário da Semadesc, Jaime Verruck, que integra a caravana representando o governador Eduardo Riedel conversou com o prefeito da cidade de Carmelo Peralta, sobre os desafios e demandas da região.

“Conversamos sobre como Camelo Peralta está se preparando para a rota bioceânica. O prefeito primeiro tem destacado que existe toda uma o fortalecimento dos municípios da Rota com várias reuniões municipais, com apoio do governo federal extremamente importante” salientou o secretário.

Verruck salientou que já houve uma sinalização para melhoria interna da cidade, fazendo uma via a beira do Rio Paraguai.

O municipio conta com a produção de uma leguminosa chamada pangamia que é usada na produção de biodiesel. “Já existe um projeto grande gerando mais de 150 empregos. É uma leguminosa que serve para utilização em produção de biodiesel.”, destacou.

Além disso, a obra da ponte mudou o cenário econômico do município. “O prefeito já desenvolveu um núcleo industrial e existem grandes empresas que estão adquirindo áreas na região, pensando exatamente nos investimentos da Rota bioceânica”, acrescentou.

Outra preocupação destacada pela administração da cidade paraguaia É a questão da estrutura. “É necessária a melhoria da segurança, diante do fluxo migratório que ele sabe que vai se intensificar. E o município de Camelo tem que estar preparado para isso. Então é mais uma uma informação importante, assim como quais são os grandes desafios não só do Brasil, mas também dos municípios paraguaios”, concluiu Verruck.

Scretário Jaime Verruck durante passagem por Carmelo Peralta

Ponte

Verruck ressaltou que a ponte é fundamental para viabilizar a Rota Bioceânica rodoviária e ligar o Oceano Atlântico ao Pacífico, tendo Porto Murtinho, em Mato Grosso do Sul, como ponto de saída do Brasil.

Conforme relatado pelos engenheiros da obra durante a visita, a ponte está com 40% concluída e está prevista para ficar pronta no final de 2025.

A ponte está sendo construída por um consórcio binacional, sob a administração paraguaia da Itaipu. A ordem de serviço foi dada no dia 13 de dezembro de 2021 pelo governo paraguaio.

Na obra são cerca de 450 trabalhadores. A ponte possui 130 metros de altura, o equivalente a um prédio de 40 andares. O valor estimado do corredor é de US$ 85 milhões e ter uma extensão de 1.294 metros, dividida em três pontos: dois constituirão os viadutos de acesso de ambos os lados, e um corresponderá à parte estaiada, com 632 metros de comprimento, com vão central de 350 metros.

As obras estão sendo feitas pelo Consórcio PYBRA (Tecnoedil SA, Paulitec e Construtora Cidade), sendo o Consórcio PROINTEC o fiscalizador. A gestão da obra está a cargo da UEP-DCyP do Ministério das Obras Públicas e Comunicações (MOPC).

Carga Made in MS

Na expedição de mais de 30 veículos e mais de 100 participantes, entre eles o titular da Semadesc Jaime Verruck, e o assessor de logística Lúcio Lagemann, estão presentes a prefeita da Capital, Adriane Lopes, e vários empresários como o presidente da Setlog MS, Cláudio Cavol.

A expedição também acompanha o primeiro embarque oficial de mercadorias produzidas em Mato Grosso do Sul, 12 toneladas de carne congelada e desossada bovina do grupo JBS que segue em um caminhão refrigerado.

O encontro dos participantes da III Expedição da RILA com essa carga deve ocorrer em 28 de novembro. No trajeto da Expedição, serão verificadas as condições para a imediata utilização da rodovia e os avanços na área de Aduanas e Autoridades Intervenientes de comércio exterior.