Acadêmicos de arquitetura e urbanismo recebem palestra sobre procedimentos municipais e legislação urbanística

260

Com o objetivo de informar e esclarecer dúvidas de futuros profissionais quanto à utilização das ferramentas disponibilizadas pela Prefeitura de Campo Grande, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur) realizou mais uma edição do Programa de Capacitação Semadur – Qualificar para Otimizar os Processos. Desta vez o público-alvo foram os acadêmicos de arquitetura e urbanismo do 10º semestre da Universidade Católica Dom Bosco.

A professora do curso de arquitetura e urbanismo, Graciana Goedert, que leciona a disciplina Prática Profissional, solicitou a apresentação para os acadêmicos do último semestre como forma de demonstrar como um profissional atua no mercado de trabalho “A proposta aplicada nesta disciplina é de aproximar o acadêmico da realidade do mercado de trabalho. Nesse sentido, são muito importantes as informações voltadas a aprovação de projetos, como é o funcionamento da Prefeitura, qual é o órgão dentro da administração que atua frente a essas necessidades, sendo que muitos acadêmicos, no estágio, alguns têm contato com o preenchimento de um Registro de Responsabilidade Técnica (RRT), ou a aprovação de algum projeto, tanto a nível de construção, de reforma ou regularização, mas a maioria não”, explica.

Ainda segundo a docente, hoje os escritórios têm demandado muito do acadêmico o 3D, o Render, o projeto executivo, mas essa parte prática, ainda não. “É aí que a gente percebe que o acadêmico muitas vezes sai com essa deficiência e inclusive, é comum eles nos procurarem depois de formados. Portanto, pensamos em buscar essa ajuda junto à Semadur que é nossa parceira. É o momento o mais esperado pelos acadêmicos, porque eles têm muitas dúvidas, muitas ansiedades com relação a Prefeitura e aí é o momento de desmistificar ações de uma maneira mais clara e acessível”.

Para alcançar resultados satisfatórios, uma série de ações estão sendo realizadas pela Semadur, como a atualização de legislações, a disponibilização de documentos digitais, manuais para orientação aos profissionais e cidadãos e para que todos os envolvidos possam realmente usufruir da melhor maneira os serviços oferecidos pela Prefeitura.

Para Júlio Cesar Paiva, acadêmico do décimo semestre de arquitetura e urbanismo a palestra trouxe auxílio para aqueles que ainda não atuaram diretamente com projetos na Prefeitura “Essa palestra é importante para ajudar na capacitação diante da formação que está chegando. É uma forma de expandir os nossos olhares para o mercado de trabalho que está por vir. A universidade introduz a questão teórica e o meio prático, mas ainda necessitamos de mais capacitação, como essa proporcionada pela Semadur, para o mercado de trabalho”. Júlio ainda reforça que a capacitação é necessária para o profissional entender como são os trâmites na administração pública, como ocorrem as fiscalizações e legislações vigentes.

A secretária municipal de Meio Ambiental e Gestão Urbana, Kátia Sarturi, enfatiza que a pasta está à disposição de toda a sociedade “Estamos prontos para atender àqueles que nos procuram para auxiliar no que for necessário quanto aos trâmites municipais. Pois quanto mais os profissionais, acadêmicos e investidores entenderem dos trâmites municipais mais rápido será o andamento dos processos e todos ganham”.

Para solicitar uma palestra com técnicos da Secretaria é só entrar em contato pelo e-mail  gabinete@semadur.campogrande.ms.gov.br e agendar .