Cerca de 350 pessoas foram atendidas durante o “Dia D” de Prevenção ao Câncer Bucal, promovido pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), nesta quarta-feira (08), na Praça Ary Coelho. A ação faz parte da Semana de Prevenção ao Câncer Bucal, promovida anualmente no início de novembro com o objetivo de identificar e prevenir os casos deste tipo de câncer.
Conforme a coordenadora da Rede de Assistência Odontológica da Sesau (CRAO/Sesau), Christiane Saliba, durante a ação foram identificados 58 pacientes que apresentaram lesões na boca com necessidade de investigação mais aprofundada. Segundo ela, estes pacientes tiveram os dados coletados para serem encaminhados aos serviços especializados via sistema de regulação.
“Estes pacientes serão direcionados aos Centros de Especialidades para acompanhamento com estomatologista e/ou com cirurgião bucomaxilo que serão responsáveis por fazer o devido acompanhamento do caso e estabelecer o tratamento mais adequado”, explica.
A coordenadora lembra que a identificação precoce é fundamental para o sucesso do tratamento, considerando ainda que, em geral, o câncer bucal em seu estágio inicial não apresenta sintomatologia, por isso, a importância desta avaliação.
“Pacientes que têm diagnóstico precoce com tumores iniciais de câncer bucal e orofaringe possuem chance de cura superior a 95%. Desta forma, a identificação inicial de lesões é de fundamental importância para o tratamento”, enfatiza.
Para o ano de 2023 são esperados 70 novos casos de câncer da cavidade oral em Campo Grande, sendo 50 para homens e 20 para mulheres, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Em 2022, foram diagnosticados 89 casos de câncer de boca e orofaringe, sendo 67 em homens e 22 em mulheres, conforme levantamento feito junto ao Sistema de Informação de Câncer (SINCAN). A maior incidência está entre a faixa-etária de 50 a 74 anos.
Ao longo do mês, as equipes odontológicas da Rede Municipal de Saúde estarão promovendo ações de orientação e de diagnóstico nas unidades de saúde.