Bairro Estrela Dalva recebe atendimento veterinário itinerante

287

A Prefeitura de Campo Grande, através da Subsecretaria do Bem-Estar Animal (Subea), realizou na manhã deste sábado (04) mais uma edição da “Subea Itinerante”, uma ação de atendimento veterinário que oferece consulta, vacinação, vermifugação, medicação para controle de pulgas e carrapatos, microchipagem e avaliação para castração. O evento, que aconteceu no campo do Buracanã, no Bairro Estrela Dalva, atendeu cerca de 120 animais.

Mensalmente a prefeitura, através da Subea, disponibiliza 600 castrações para caninos e felinos, sendo trezentos para fêmeas e trezentos para macho. No entanto, a procura por castração de animais machos está muito baixa, por isso, campanhas como esta têm o objetivo de intensificar os trabalhos e aumentar o número de animais alcançados pelo serviço.

“Ações como esta visam a descentralização dos serviços oferecidos pela prefeitura, levando a estrutura da subsecretaria até a população que não pode se deslocar até a unidade durante a semana. Neste mês, por conta da campanha Novembro Azul Pet, a Subea percorrerá diversas regiões da Capital, com um trabalho de conscientização sobre a importância da castração de animais machos”, destacou a titular da Subea, Ana Luiza Lourenço.

André Santos, tutor do cachorro Enzo, aproveitou a ação para levar o animal para avaliar para castração. “Ele foi adotado em março durante uma feira de adoção realizada pela Subea, e como eles vieram tão perto de casa, aproveitei para trazê-lo e fazer a avaliação”.

Dona Laura Cristina, foi uma das pessoas que aproveitou a ação para levar seus três cachorros para avaliação visando a castração. “Foi maravilhoso esse serviço ter vindo até aqui. Eu pude trazer meus animais sem precisar me deslocar tanto. Até porque o Bolota já está meio velhinho e não gosta de sair de casa”, ressaltou.

Jaime Messias, veterinário da Subea, fala da necessidade de castrar animais machos. “Além de evitar doenças como câncer de próstata e testículos, o temperamento do animal também melhora muito”, frisou.

Dengo foi um dos animais atendidos durante a ação. Segundo sua tutora, Luana Morilho, ele faz xixi por toda a casa e sobe na perna das pessoas que vão visitá-la. “Eu fico envergonhada quando ele faz isso. E um outro cachorro meu que fazia a mesma coisa, depois que castrei nunca mais fez nada disso”, disse.

Programa de castração

A Prefeitura de Campo Grande, através da Subea, mantém o programa de castração gratuita para caninos e felinos, machos e fêmeas, com no mínimo 5 meses e máximo de 15 quilos. Para participar do programa de castração, o tutor interessado deve apresentar o número do NIS, documento de identidade oficial com foto e comprovante de residência.

São disponibilizados 15 senhas pela manhã, a partir das 7h30 e, 15 senhas à tarde, a partir das 13 horas. Ao comparecer na unidade da Subea, o tutor já deve levar o pet. O animal será avaliado e microchipado pela equipe veterinária e, estando apto para a castração, já sairá com o encaminhamento com o local, data e hora do procedimento agendado.