Veterinários e protetores chamam atenção para cuidados e adoção consciente de gatos pretos

350

No dia 27 de outubro é comemorado o Dia da Conscientização do Gato Preto. Rodeado por superstições que vem desde os primórdios, eles ainda são alvos de preconceito que geram impactos para as pessoas que se dispõem a cuidar daqueles que ainda não encontraram um lar.

Ana Cristina Camargo, responsável por uma ONG que abriga aproximadamente 450 gatos, sendo metade deles composta por gatos pretos, ressaltou a importância de ficar em alerta com esses felinos, principalmente em datas como sextas-feiras 13 ou com a proximidade da festa de halloween. “Nessas datas, casos de maus-tratos são muito comuns. Eles são usados em rituais, por crenças ou mitos”, esclarece.

A protetora disse que nessas datas, ela não costuma doar nenhum gato preto, exatamente para evitar qualquer tipo de abuso. “Para doar fazemos uma seleção criteriosa com o futuro tutor. Mas nessas datas, não abro exceção”.

O veterinário da Subea, Edvaldo Sales, esclarece que os gatos pretos não têm nenhum tipo de diferença em relação aos demais. “A única diferença é a quantidade de melanina produzida pelo animal”, frisa.

Matheus Marques, tutor do gatinho Dark, conta que adotou o animal durante uma feira de adoção, há quatro anos. “Ele era o menos bonito da ninhada e, ainda por cima, tinha a pontinha do rabo quebrada, aí apaixonei”, brincou. Ele conta que Dark é super amoroso e adora dormir junto dele. “Tenho outro gato, mas o Dark é muito mais carinhoso”.

Primeiro Paciente

Em março deste ano, a Subea atendeu o gato Salém. Ele chegou até a unidade com o olho machucado após uma briga. Salém foi o primeiro paciente encaminhado para Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, através do convenio firmado entre Prefeitura e UFMS para atendimento de alta complexidade para cães e gatos da Capital, sem nenhum custo para o tutor. O animal passou por uma enucleação (extração do globo ocular).

“Se não fosse o convênio, eu não teria como custear uma operação como esta”, lembrou Dona Maria Andreia, tutora do Salém.

Campanhas de Adoção

A Subea realiza todos os meses, feiras de adoção de cães e gatos na Capital. As feiras são realizadas todo segundo domingo do mês, durante a Feira Cultural Praça Bolívia, das 9h às 13h. Todos os animais adotados nas campanhas de adoção da subsecretaria tem castração garantida, sem custo, pela Prefeitura.