Uma programação que enaltece a brasilidade. Assim está a programação cultural do Sesc Cultura, em Campo Grande, na semana de 17 a 21 de outubro, quando a unidade apresenta filmes, shows musicais e arte para encantar admiradores do assunto de todas as idades.
No dia 17/10 (terça-feira), com sala sujeita à lotação do espaço, tem Cine Sesc com a apresentação do filme brasileiro “Casa de Antiguidades”, escrito e dirigido por João Paulo Miranda Maria, que teve estreia mundial no Festival de Cinema de Cannes de 2020. O filme recebeu elogios por sua direção artística, narrativa não convencional e performances sólidas de seu elenco, em particular a atuação de Antônio Pitanga. Casa de Antiguidades é um filme que busca provocar reflexões sobre a história do Brasil, as tensões raciais e sociais, e a sensação de estranhamento e alienação que muitos imigrantes enfrentam em um ambiente hostil. A classificação é 16 anos e a exibição começa às 19 horas. De acordo com a sinopse, Cristovam é um “caipira” do interior do Brasil que busca em outras terras melhores condições de trabalho. Mas, o contraste cultural e étnico da nova morada em relação à sua terra natal provoca no vaqueiro um processo de solidão e perda de identidade. Boatos e maldades dos habitantes locais o levam ao desespero e a decisões equivocadas, fazendo-o perder a razão e a lucidez. Sem saída, ele passa a reviver o passado para suportar o presente.
No dia 19, quinta-feira, a partir das 19h, tem show musical da Renata Sena. No show “Entre Dois Mundos”, a cantora homenageia seu pai, enaltecendo o mar que liga Portugal ao Brasil e agradecendo às terras sul-mato-grossenses que tanto os acolheram. Suas letras revelam com intensidade e sensibilidade momentos marcantes da sua vida, que sempre foi dual e híbrida, devido às suas duas origens. Ela fala sobre saudade, recomeço e amor.
Suas composições foram feitas em conjunto com o músico Iuri Rodrigues, e trazem um toque inovador à MPB misturando um pouco de Bossa Nova, ao lindo som da guitarra portuguesa, tocada pelo fadista Paulo Valentim.
Para produzir seu EP “DOIS MUNDOS”, contou com dois grandes talentos da música sul-mato-grossense, Alexander Cavalheri e Ton Alves. As composições foram feitas em conjunto com o músico Iuri Rodrigues, e trazem um toque inovador à MPB misturando um pouco de Bossa Nova, ao lindo som da guitarra portuguesa, tocada pelo fadista Paulo Valentim.
Com programação sujeita à lotação do espaço, na sexta-feira (20/10), é a vez de Erika Espíndola e Flávio Bernardo apresentarem o show “MS2” no átrio do Sesc Cultura, em voz e violão. O espetáculo, que começa às 19h30, tem repertório autoral e canções de artistas sul-mato-grossenses, como Geraldo Espíndola (irmão de Tetê Espíndola) e também aqueles que fizeram carreira no Estado, como Begèt de Lucena.
Em formato intimista no palco, Erika (voz) e Flávio (violão) exploram toda a intimidade musical e pessoal que possuem. “Flávio é um apaixonado por violão e um músico absurdamente fantástico. Acho legal a ideia de tê-lo como frontman ao meu lado nesse show. Parece que eu nem preciso de banda”, diz Erika. A parceria de longa data dos dois artistas garante naturalidade, precisão e beleza ao espetáculo.
Programação Infantil – A garotada também tem diversão garantida neste final de semana. No sábado, 21/10, a partir das 15h, Sesc Arte para Crianças traz a oficina “A paisagem pelos olhos de Tarsila do Amaral”. A proposta é saber mais sobre a obra “Distância”, pintada pela artista em 1928. As crianças irão fazer uma releitura dessa obra modernista. Para participar, é necessário cumprir alguns requisitos: ser maior que 5 anos, trazer uma tela de 30 x 40cm, um pincel largo, um pincel fino e cola branca.
Logo depois, às 16h, o Sesc Encena Infantil tem Edu Brincante e Gabi Cantante, com “Contos de Brincar e Cantar”. O espetáculo infantil é uma mistura de teatro, brincadeiras, cantigas e memórias; um convite para que crianças de todas as idades vivenciem momentos de encantamento, imaginação e felicidade.
A peça tem classificação livre e leva ao palco Edu Brincante, um cantador de histórias que se apresenta com seu baú mágico repleto de surpresas. Com muita ludicidade, utilizando bonecos e objetos que ganham vida em suas mãos, Edu em parceria com a cantora Gabi Barros, que interpreta o papel da Gabi Cantante, convida o público a se aproximar e celebrar o rico patrimônio da cultura da infância brasileira a partir de um repertório de brinquedos e brincadeiras, histórias e músicas autorais e de domínio popular.
Serviço – Acompanhe as ações do Sesc Cultura @sescculturams e Facebook/sescculturams e no aplicativo “Encontre no Sesc”. O Sesc Cultura está localizado na Avenida Afonso Pena, 2270 – Centro.