Serviço instalado em UPA pretende se antecipar a possíveis surtos de saúde pública 

356

O serviço de Vigilância Sindrômica, instalado de forma pioneira em Campo Grande na UPA Coronel Antonino, irá antecipar uma resposta rápida a possíveis surtos e situações de saúde pública na Capital. Ainda na triagem do paciente, a equipe irá identificar um caso suspeito para que sejam realizados exames complementares que poderão diagnosticar alguma das diversas doenças que serão investigadas.

Através da detecção oportuna, será possível estabelecer uma estratégia adequada para o controle, bloqueio e resposta ao agravo. “Se o paciente chega à unidade com febre, sem estar acompanhada de infecção, podendo estar acompanhada de icterícia ou hemorragia, a primeira coisa que se suspeita é dengue. Através da vigilância sindrômica esse paciente também realizará exames para diagnóstico de síndrome íctero-hemorrágica aguda” explica a enfermeira Vanessa Aquino, responsável pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do município.

Ainda de acordo com ela, que receberá todas as notificações de casos suspeitos, os pacientes têm acesso facilitado ao acesso na unidade de urgência, o que amplia a possibilidade de uma resposta rápida e mais eficaz.

Biomédica, Laisla Zanetoni é quem está responsável pela implementação do serviço na unidade, acompanhando a triagem dos pacientes e identificando o caso suspeito antes mesmo de o paciente passar por consulta médica. Para a realização do protocolo, não é necessária uma suspeita clínica para a realização dos exames.

“Após passar pela triagem de praxe da unidade, explicamos ao paciente que, de acordo com os sintomas referidos, ele se enquadra em uma das síndromes que são nosso foco. O paciente é informado que será realizado exames complementares ao da rotina médica e quais os tipos de coleta. Caso ele concorde, procedemos então para um cadastro, o paciente segue para a consulta médica normalmente”, completa.

Ela ainda complementa que o profissional médico que atende o paciente também é informado sobre a suspeita ainda na ficha do paciente e, após o recebimento do resultado, ele também é notificado sobre a confirmação ou não do diagnóstico.

Vigilância Sindrômica 

A Vigilância Sindrômica é uma estratégia da Vigilância Epidemiológica que se baseia na detecção de um conjunto de manifestações clínicas, com o objetivo de identificar precocemente a maior quantidade de casos e, assim, evitar ou reduzir surtos. Ao detectar e monitorar esses padrões de doenças em uma população é possível obter informações sobre a disseminação e o impacto de uma doença ou outro evento de saúde antes mesmo que este se dissemine entre a população, favorecendo a identificação de eventuais surtos ou riscos populacionais e permitindo que as autoridades de saúde pública respondam de forma rápida e eficaz para a adoção de medidas prévias de controle.

Campo Grande é uma das pioneiras na implementação do serviço, havendo equipes especializadas apenas no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte. Quando efetivada a instalação da vigilância sindrômica na UPA Coronel Antonino, a expectativa é que as demais unidades de urgência e emergência também passem a contar com a vigilância sindrômica.

“Começamos o serviço por essa unidade tendo em vista o grande fluxo que ela tem, sendo uma das UPAs que atendem o maior número de pacientes por dia e estar em uma região estratégica de fácil acesso”, comenta o secretário municipal de saúde, Sandro Benites.