Shopping e cinco unidades de saúde têm plantão de vacinação em Campo Grande

121

Nesta sexta-feira (21), feriado de Tiradentes, cinco unidades de saúde (UBSs e USFs), além da ação itinerante no shopping Norte Sul Plaza, estarão com vacinação contra a gripe e covid-19. O mesmo vale para o fim de semana.

Estarão abertas as seguintes unidades: UBS 26 de Agosto, USF Jardim Noroeste, USF Moreninhas, USF Silva Regina e UBS Dona Neta. O atendimento será somente sexta e sábado (22), das 7h às 17h.

Já no shopping Norte Sul Plaza, o atendimento será na sexta e sábado, das 10h às 18h, e no domingo (23), de 11h às 19h. O ponto de vacinação estará instalado ao lado da loja Cravo e Canela.

Gripe – A vacinação contra a gripe está disponível para todos os públicos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Devem se vacinar os idosos com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas até 45 dias pós-parto; caminhoneiros; população indígena.

Também entram para a lista profissionais das forças armadas; profissionais das forças de segurança e de salvamento; trabalhadores da educação; trabalhadores do serviço rodoviário de transporte de passageiros, população com deficiências permanentes, população com comorbidades; profissionais do sistema penitenciário; profissionais portuários; população privada de liberdade e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.

Segundo dados da primeira parcial da campanha, divulgada na última sexta-feira (14), aproximadamente, 25,8 mil pessoas foram imunizadas em Campo Grande. O número representa menos de 8% de cobertura. A meta é vacinar 90% dos públicos estabelecidos como prioritários, o que equivale a 300 mil pessoas.

Covid – A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) ampliou os públicos aptos a receber a vacina Bivalente. Pessoas com comorbidades e que tenham 12 anos ou mais, grávidas e as puérperas que deram à luz há até 45 dias, também pode receber o imunizante.

Além disso, a Bivalente continua disponível também para trabalhadores da saúde, população com 60 anos ou mais, indígenas aldeados e quilombolas a partir dos 12 anos de idade. É necessário o esquema vacinal completo e a última dose ter sido aplicada há pelo menos quatro meses.