Para colorir avenida, projeto convida comunidade para plantio de ipês

188

O Projeto Cerrado Berrante, que desde o mês de março está promovendo uma série de ações voltadas ao design autoral em Mato Grosso do Sul, convida a população campo-grandense a participar de um plantio especial de ipês na Via Park, em frente à galeria-escola Supapo Criativo, neste sábado (15), às 8h.

Cerca de 20 mudas serão distribuídas e plantadas no local. O processo contará com a presença e orientação da engenheira agrônoma Karina Mendes e da engenheira ambiental Amanda Mariano, ambas servidoras técnicas da Planurb (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano).

Serão plantados ipês e mudas de outras espécies do Cerrado. Os ipês são árvores típicas deste bioma e, em 2018, por meio da Lei n. 5.228 de 16 de julho, passou a figurar como árvore símbolo do estado de Mato Grosso do Sul.

Cerrado Berrante – O Projeto Cerrado Berrante é desenvolvido pela arquiteta e designer de móveis Luciana Teixeira, da galeria escola Supapo Criativo, e é inspirado na cidade de Campo Grande, especialmente nos meses em que suas ruas ficam coloridas pelo florescer dos ipês e pela explosão de cores e texturas destas árvores.

O projeto, que também promoveu uma oficina de artesanato ao longo do mês de março e início de abril, tem a proposta de lançar uma coleção inspirada na florada dos ipês, pautada na pesquisa das técnicas de artesanato regional, como a selaria da cultura pantaneira, a técnica paraguaia que utiliza o tear típico da tradicional faixa paraguaia e, ainda, técnicas de tramas étnicas que fazem referência aos saberes e fazeres ancestrais da autêntica brasilidade sul-mato-grossense. Os objetos da coleção contam a história de importantes personalidades como o poeta Manoel de Barros e a artista visual Lídia Baís.

O plantio será na Avenida Nelly Martins/Via Park, 1210, em frente ao Supapo Criativo, às 8h. A participação é gratuita.