A partir das 5 horas da manhã desta terça-feira (20), 152 ônibus de 44 diferentes linhas passam a circular pelos 3,8 km do corredor exclusivo do transporte coletivo, ligação do Terminal Morenão até a Avenida Mato Grosso. Serão 986 viagens nos dias úteis. A expectativa dos técnicos da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) é que o tempo de viagem seja reduzido e, em consequência, diminua o tempo de espera dos usuários. Isto será possível porque a velocidade média dos ônibus vai aumentar porque não disputarão espaço com os demais veículos.
O percurso no corredor exclusivo do transporte coletivo começa no Terminal Morenão, segue pelas ruas Chile, Quintino Bocaiúva e Rui Barbosa. Serão 5 estações de embarque situadas nas esquinas da Rui Barbosa com as ruas Aníbal de Toledo, Professor Severino Ramo de Queiróz, Tônico Saad, Barão do Rio Branco e Marechal Cândido Mariano Rondon. As estações contam com iluminação, acessibilidade e tomadas de energia.
Há dois pontos de paradas localizados na Rua Chile próximo à Rua São Miguel e na Quintino Bocaiúva próximo à Rui Barbosa. Toda a via recebeu nova sinalização vertical e horizontal, além de serem implantados 21 conjuntos semafóricos, todos interligados no Centro de Controle Integrado de Mobilidade Urbana, que permite realizar a programação, reset, por fibra ótica, direto da central.
“A grande vantagem do corredor é que será diminuído o tempo de trajeto. O corredor aumenta a velocidade média dos ônibus, e quando isso ocorre, você tem uma diminuição no tempo de viagem. Isso para o usuário é muito importante”, explica o diretor-presidente da Agetran, Janine de Lima.