Durante um mês a equipe de manejo do Bioparque Pantanal realizou o curso Open Water Diver que possibilita o mergulho em ambientes aquáticos de até 18 metros de profundidade tanto em águas confinadas, como é o caso dos tanques do Bioparque, quanto em águas abertas, em rios e mares. As técnicas aprendidas irão garantir um mergulho com segurança tanto para os profissionais, quanto para os animais do local.
No curso a equipe aprendeu as técnicas básicas de mergulho para conseguir realizar o trabalho de uma forma segura. As aulas foram personalizadas e direcionadas para biólogos, veterinários, zootecnistas e um químico. O instrutor visitou o complexo de água doce, examinou os tanques, o acessos, as profundidades e as dificuldades de nadar em meio a cenografia. Tudo foi avaliado a para a aplicação das técnicas, considerando toda essa dinâmica dos mergulhos.
Para a bióloga-chefe do Bioparque Pantanal, Carla Kovalski, o curso vai possibilitar fazer um mergulho muito mais preciso e de qualidade, aprimorando um trabalho que já vem sendo feito. “Isso conta para a questão do manejo, se for retirar um peixe de algum tanque ou fazer algum povoamento que precise de mergulho para dar um tipo de suporte, isso será feito pela equipe de manejo que já tem a experiência de manusear esses animais, já conhece o comportamento deles”, explicou.
Um bom exemplo do trabalho da equipe que será aprimorado é a elaboração do cardápio das arrais que recebem alimento na boca. Os zootecnistas que preparam a comida sabem a quantidade que elas precisam comer, então os próprios irão fazer esse serviço.
A diretora do Bioparque, Maria Fernanda Balestieri destacou a importância do curso para a equipe que lida diariamente com os animais. “Acompanhamos o dia a dia dos profissionais e estamos sempre buscando melhorar o trabalho e as técnicas aplicadas, seja por meio de cursos ou capacitações. O foco é sempre estar alinhado com a proposta de bem-estar dos animais, garantindo um manejo seguro e de qualidade”.