Operação Eleições 2022: Centro de Comando e Controle Estadual está em pleno funcionamento para coibir crimes eleitorais

197

O Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE), está em pleno funcionamento para o segundo turno das eleições. Assim como no primeiro turno, a Operação Eleições 2022 conta com a participação de todas as forças estaduais de segurança (Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Operações de Fronteiras (DOF), órgãos estaduais de inteligência, etc.).

As atividades são monitoradas e coordenadas em nível nacional pela Secretaria de Operações Integradas, através do Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN) e, em Mato Grosso do Sul, pela Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), através do Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICC-E), que foi oficialmente ativado na última quarta-feira, dia 26 de outubro.

As forças estaduais de segurança estão mobilizadas, num total de 8.000 homens e mulheres, atuando em todo o Estado, para prestar apoio irrestrito à Justiça Eleitoral, visando prevenir, coibir e reprimir, se necessário for, toda e qualquer ação ou delito que de alguma forma venham a prejudicar o bom andamento das eleições e da ordem pública, no primeiro e segundo turnos das eleições.

Entre os delitos que estarão sendo coibidos durante a Operação Eleições 2022 estão possíveis crimes eleitorais (boca de urna, transporte ilegal de eleitores, compras de votos, entre outros), manifestações pacíficas e/ou violentas, bloqueio de vias, rixas, ameaças e atentados, entre outros delitos e infrações que comprometem a segurança do pleito eleitoral. Serão ainda monitorados pela segurança pública outros fatores que podem ter impactos nas eleições, como temporais e/ou alagamentos e quedas de energias em locais de votação e de apuração dos votos.

De hoje até domingo, dia 30, as ações da segurança pública serão intensificadas especialmente nos locais e espaços que possuem relação direta com o pleito eleitoral, como cartórios eleitorais, locais de votação, locais de totalização/apuração, vias públicas e estações de transporte público. Para tanto, cada instituição de segurança elaborou seu próprio planejamento específico de ações, protocolos e planos operacionais integrados.

As ações da Operação Eleições 2022 começaram com o planejamento prévio em 26 de setembro, e serão intensificadas pelas instituições de segurança pública do Estado, no âmbito de suas competências, no período que antecede as eleições (28/10), durante a realização do pleito (30/10) e se estende até a finalização da totalização de votos do segundo turno eleitoral, que acontece neste domingo.

Além da Sejusp, estão em atuação a Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, Coordenadoria Geral de Perícias, Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS), Superintendência de Assistência Socioeducativa (SAS), Departamento de Operações de Fronteira (DOF), órgãos estaduais de inteligência e Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICC-E), estão envolvidos na Operação Eleições 2022 o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o Ministério da Defesa (MD), a Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça (Seopi), a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), o Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICC-N), a Polícia Federal (PF), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Força Nacional de Segurança Pública, Forças Armadas e Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), bem como as Secretarias Municipais de Segurança, Guardas Municipais e Agetran.

Coletiva de imprensa

No domingo, dia 30, às 8h da manhã, haverá uma coletiva de imprensa com o adjunto da Sejusp, coronel Ary Carlos Barbosa, no Centro Integrado de Comando e Controle Estadual, localizado na Rua Desembargador Leão Neto do Carmo, ao lado do Comando Geral da Polícia Militar, no Parque dos Poderes, em Campo Grande, oportunidade que a imprensa poderá realizar imagens do CICC-E, bem como entrevistar representantes de outras forças de segurança.

Boletins

Os indicadores gerados por possíveis crimes ou impactos no pleito irão alimentar os boletins informativos que serão divulgados de 3 em 3 horas, partir das 9h do dia 30 de outubro, por meio de releases que serão encaminhados por e-mail ou grupos de imprensa.

Os trabalhos serão monitorados pelo CICC-N e pelo Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICC-E).

Eleitorado

No Mato Grosso do Sul, o Pleito Eleitoral de 2022 será realizado nos 79 municípios e, conforme dados do Tribunal Regional Eleitoral, foram disponibilizados um total de 1.051 locais de votação distribuídos em 54 Zonas Eleitorais, perfazendo um total de 1.996.510 eleitores aptos a exercerem a cidadania por meio do voto.

Do eleitorado sul-mato-grossense, 1.047.054 são mulheres, o que representa 52,4% dos eleitores. Já os homens totalizam 949.456 eleitores.