Bruna Lombardi revisita a casa de Manuel de Barros transformada em Centro Cultural

454
Foto: Elis Regina Nogueira

Manuel de Barros era conhecido, além da genialidade de sua obra, pela sua aversão a gravação de entrevistas. Não se opunha de maneira nenhuma a responder perguntas por cartas mas aparecer falando em vídeo era raridade. Mas Bruna Lombardi conseguiu ganhar de cara a confiança do poeta e na década de 90 foi ao ar o bate papo entre colegas escritores no programa Gente de Expressão na extinta TV Manchete.

Na noite de ontem a atriz, apresentadora, escritora e roteirista foi convidada de honra para revisitar o local onde há 30 anos atrás foi gravada a entrevista e assisti-la com uma seleta plateia de convidados.

Sobre a transformação da casa de Manuel em centro cultural, Bruna falou da a importância de Campo Grande ter um espaço como esse, prezando pela valorização do artista como acontece em outras partes do mundo e compartilhar isso com as pessoas. “A gente tem que preservar demais o grande e extraordinário talento desse poeta e desse ser humano grandioso que se dedicou a escrever sobre ínfimo, sobre o pequeno”, completa a apresentadora.

Sobre as lembranças daquele momento ela relembra o prazer de ter dito em vida o quanto ela o admirava, o quanto ela amava sua poesia e de sua importância para o mundo. Para Bruna Lombardi o encontro com Manuel de Barros foi um encontro de vida.

Bruna Lombardi na escrivaninha de Manuel de Barros. Foto: Elis Regina Nogueira

Casa Quintal Manoel de Barros

A casa onde morou o poeta Manuel de Barros até o ano de 2014 foi transformada num centro cultural. Lá é possível ver trechos manuscritos, entrevistas datilografadas, fotos e toda a história contida em cada cômodo da casa com destaque para a escrivaninha que era o local de trabalho do poeta, onde ele escrevia  letras miúdas com lápis apontados até ficarem pequenos.

A casa de Manoel de Barros fica na rua Piratininga, 363 – Jardim dos Estados. Em breve a visitação estará aberta ao grande público com agendamento online.