No segundo dia de disputas nos JUBs (Jogos Universitários Brasileiros), em Brasília (DF), os atletas sul-mato-grossenses conquistaram nesta quarta-feira (21) cinco medalhas, no atletismo, judô, karatê e tênis de mesa, sendo dois ouros, uma prata e dois bronzes. A delegação é coordenada pela Federação Universitária de Esportes de Mato Grosso do Sul (FUEMS), com apoio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul).
No atletismo, a multicampeã Bruna Vieira de Jesus sobrou na prova de lançamento do dardo e faturou a medalha de ouro. Participando pela primeira vez da maior competição universitária da América Latina, a estudante-atleta da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), de Campo Grande, atingiu a marca de 47,28 metros, três a mais que a segunda colocada.
Também no lugar mais alto do pódio ficou Lívia de Souza Lima, na disputa individual feminina do tênis de mesa. A acadêmica da Unigran Capital precisou vencer seis jogos para ficar com o ouro. Na final, bateu Lhays Stolarski, da Uniasselvi (SC), por 3 sets a 2, de virada. A catarinense derrotou na semifinal a sul-mato-grossense Karina Dopper da Costa, também da Unigran Capital, que acabou terminando com o bronze. A atleta de Mato Grosso do Sul fez cinco jogos e perdeu apenas um.
Representando a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Erick Kenji Medrado Taira foi prata no karatê, estilo kumite, na categoria acima de 84 quilogramas (kg). O ouro foi assegurado por Pedro Henrique Tavares, da Unisanta (SP). A quinta medalha de Mato Grosso do Sul também veio em uma modalidade de luta. Yasmin Mayumi Carvalho Maruyama, da UCDB, alcançou a medalha de bronze no judô, lutando pela categoria pesado (acima de 78 kg).
A delegação de Mato Grosso do Sul nos JUBs Brasília 2022 é composta por 159 estudantes-atletas, que disputam 18 modalidades: acadêmico (apresentação de artigos científicos), atletismo, atletismo paradesportivo, badminton, basquetebol, breaking, futsal, handebol, judô, karatê, natação, skate, taekwondo, tênis, tênis de mesa, voleibol, wrestling (luta olímpica) e xadrez.
Os participantes representam nove instituições de ensino superior: Anhanguera/Uniderp, Faculdade Estácio de Sá, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Faculdade Insted, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Unigran e Unigran Capital. De acordo com a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), organizadora do evento, os JUBs Brasília 2022 reúnem cerca de sete mil participantes, de todas as unidades federativas do Brasil. As disputas vão até sábado (24).