No próximo sábado (27) o “Sarau Delas” acontece na Praça Ari Coelho a partir das 18h. Organizado pela Coordenadoria de Políticas Públicas LGBT+, o objetivo do evento é celebrar o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica. A ação também promove discussões no combate à lesbofobia e à objetificação dos corpos destas mulheres, como também dá visibilidade às potências artísticas da comunidade lésbica.
“O sarau é aberto a todos, não somente para mulheres lésbicas. Precisamos falar mais sobre isso, principalmente sobre a mulheres, que de forma generalizada já sofrem preconceito de gênero”, explica Cris Stefanny, coordenadora LGBT+ da SDHU e idealizadora do evento, em parceria com a Casa Satine e Associação de Travestis de Mato Grosso do Sul (ATMS).
A programação conta com a presença de mulheres artistas, juristas e representantes políticas que apresentarão seus trabalhos e discutirão temas atuais da comunidade lésbica.
Comemorada nacionalmente, a data foi escolhida por ativistas para marcar o primeiro Seminário Nacional de Lésbicas que aconteceu em 1996 e marcou o início institucional dos debates nacionais acerca das políticas para esse recorte social.
O Dia Nacional da Visibilidade Lésbica é comemorado anualmente em 29 de agosto no Brasil. A criação desta data tem como principal objetivo focar na luta pelo combate à lesbofobia, ou seja, o preconceito contra mulheres lésbicas. O machismo e outras formas de preconceito são os principais alvos a serem combatidos pelos movimentos que lutam pelos direitos LGBT.