Caetano Veloso lança livro com todas as letras escritas ao longo da vida

255

Referência nacional e internacional, as canções de Caetano Veloso foram, ao longo de toda uma vida, se solidificando no imaginário do brasileiro de forma absolutamente concreta. Suas letras ora românticas e divertidas, ora sérias e com teor político, ocuparam todos os lugares.

Foram de sucesso nas paradas à trilhas de novela, nesses mais de 60 anos de carreira. Agora, uma nova proposta vai transformar todas essas letras em um livro.

Dia 29 de julho, chega às livrarias “Letras”, de Caetano Veloso, lançado pela Companhia das Letras. Organizado por Eucanaã Ferraz, esse é um livro de poesia reunida de um dos nomes centrais da música e da cultura popular brasileira. Ler uma a uma é acompanhar as transformações de uma obra inesgotável ao longo de mais de sessenta anos.

Compositor singular, Caetano Veloso inaugurou sua carreira com um compacto simples, em 1965, e dois anos depois lançou o disco “Domingo”. Desde então, foram cerca de quarenta álbuns de estúdio, além de gravações ao vivo e coletâneas.

“Letras” reúne todas as canções escritas por Caetano Veloso, começando por sua produção mais recente – “Meu Coco”, lançado em 2021 – e chegando às primeiras composições do artista, em meio a discos de estúdio, canções gravadas por outros cantores, parcerias e trilhas sonoras.

Ainda que tenham sido escritos para ser cantados, os versos revelam aqui sua vocação verdadeira: são poemas. Ao formular sua experiência individual de modo notável, Caetano Veloso faz com que suas palavras digam respeito a todos nós, seus ouvintes – e leitores.

Fonte: Hypeness